A
EX-SEMINARISTAS
BLOG DO TACHINHA
PORTINHA DO TACHINHA

PARTITURAS E VIDEOS - SCORES AND VIDEOS

Esta página contém as músicas e partituras das missas a serem cantadas pelo Coral Gregoriano de Belo Horizonte no domingo, dia 15/10/2017, (28º Domingo do Tempo Comum - Ano A) às 9 horas na Capela do Colégio Arnaldo - Rua Ceará, esquina de Av. Carandaí, bairro Funcionários, e às 10:30; na Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, na Rua da Bahia, 1.596, bairro Lourdes. O coral canta todo 3º domingo do mês nestes locais e horários.

Músicas das missas dos terceiros domingos do mês de 2017:

Janeiro
Fevereiro
Abril
Maio
Junho
Julho
Agosto

Setembro

Outubro
Novembro
Dezembro

MISSA VIII

INTRÓITO

MISSA VIII - DE ANGELIS

 

Missa VIII com outras músicas: Stirps Iesse

KYRIE, VIII

V Modo - Séculos XV-XVI - Clave de DÓ na 3ª linha - Fonte: L.C. p.41

 

Senhor, tende piedade de nós; Cristo, tende piedade de nós; Senhor, tende piedade de nós.

Veja a partitura para acompanhamento por órgão - Score for organ accompaniment: Kyrie VIII

Fontes/Sources:

Os segundos vídeos do Kyrie e do Sanctus foram gravados no Santuário Santo Antônio, em Divinópolis, durante a Missa de Ação de Graças pelas bodas religiosas dos freis Cristóvão e Joel Postma. A missa foi cantada por participantes do Enfrades, ex-seminaristas franciscanos da Província de Santa Cruz (Minas Gerais). Os segundos vídeos do Glória e do Agnus Dei foram gravados na capela do Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont, na missa de encerramento do 33º Enfrades, em 2010, no encontro anual dos ex-seminaristas franciscanos que é realizado lá no seminário

Veja a história do grupo nesta página do Enfrades e outros vídeos do grupo no Youtube.


 

GLORIA, VIII

V Modo - Século XVI - Clave de DÓ na 3ª linha - Fonte: L.C. p.42-3. - Giovanni Vianini


Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade. Nós vos louvamos. Nós vos bendizemos. Nós vos adoramos. Senhor Deus, rei dos céus, Pai todo poderoso. Nós vos glorificamos. Nós vos damos graças por vossa imensa glória. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirai o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica. Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só vós sois o Santo, só vós o Senhor. Só vós sois o Altíssimo, Jesus Cristo. Com o Espírito Santo na glória de Deus Pai. Amém.

Veja a partitura para acompanhamento por órgão - Score for organ accompaniment: Gloria VIII

Outras interpretações:

Glória VIII

Fontes/Sources:

 


OFERTÓRIO

HOMO QUIDAM

VI Modo - Clave de DÓ na 4ª linha

Um homem fez uma grande ceia e enviou seu empregado, na hora da refeição, dizer aos convidados que viessem: porque tudo está preparado. Vinde, comei o meu pai e tomai o vinho que vos preparei. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Monges do Mosteiro de Saint Maurice et Saint Maur
Monges do Mosteiro de Santo Domingo de Silos

Homo quidam:

Schola Cantorum Mediolonensis - Milão

Giovanni Vianini

Institute of Christ The King Sovereign Priest.

Fontes/Sources:

 


98 - SANCTUS, VIII

VI Modo - Séculos (XI) XII - Clave de DÓ na 3ª linha - Fonte: L.C. p.43-4.

Santo, santo, santo, Senhor Deus do universo. Os céus e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas.

Veja a partitura para acompanhamento por órgão - Score for organ accompaniment: Sanctus VIII

Fontes/Sources:


AGNUS DEI, VIII

VI Modo - Século XV - Clave de DÓ na 3ª linha - Fonte: L.C. p.44 - Giovanni Vianini

.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

Veja a partitura para acompanhamento por órgão - Score for organ accompaniment: Agnus Dei VIII

Fontes/Sources:

Visite esta página e veja partitura para acompanhamento para órgão, partitura gregoriana em PDF, MP3 e vídeos de toda a missa VIII e de várias outras. Corpus Chisti Watershed

Visit this page and see sheet music for accompaniment for organ, Gregorian sheet music in PDF, MP3 and videos of all the mass VIII and all the others: Corpus Chisti Watershed

COMUNHÃO

68 - ADORO TE DEVOTE

Hino - V Modo - Clave de DÓ na 3ª linha

1. Com devoção Te adoro, oculta Divindade, em verdade escondida sob estas figuras, a Ti meu coração todo confia, porque ao contemplar-te cai e desfalece.

2. A vista, o gosto e o tato em ti já nada alcançam, mas só de ouvido eu creio e tenho fé, pois creio no que disse o Filho de Deus vivo; e nada há mais verdadeiro que a palavra da verdade.

3. Na cruz somente estava oculta a Divindade, mas aqui também o está a humanidade; contudo creio e confesso uma e outra, e peço o que pedia o ladrão arrependido.

4. Como Tomé, não vejo as chagas, contudo te confesso por meu Deus. Dá-me ter sempre crença em Ti, maior esperança e maior amor!

5. Ó memorial da morte do Senhor! Pão vivo que ao homem dás a vida. Que minha alma sempre de Ti viva. Doce lhe seja sempre o Teu sabor.

6. Pio Pelicano, bom Jesus, imundo sou, purifica-me em Teu sangue de que uma gota só pode limpar o mundo todo de qualquer pecado.

7. Jesus, a quem oculto agora vejo, dá-me, peço-Te, aquilo que tanto aspiro e é, de face já sem véus, na glória comtemplar-te eternamente. Amém.

Partitura em notação moderna / Score in modern notation: Adoro te devote

Adoro te devote: Cantado pelo Coral Gregoriano de Belo Horizonte

Fontes/Sources:

 


Conheça o Mosteiro de São Bento, de São Paulo

Conheça o Graduale Project

Chicago Beneditinos

Para baixar MP3 ou vídeo - Record MP3 (Record Áudio) - Record video (Record MP4)

Fontes:

Graduale Romanum, Solesmes, 1961, p. 334

The Liber Usualis, Solesmes, 1961, p. 1005


FINAL

ALMA REDEMPTORIS MATER

V Modo - Clave de DÓ na 4ª linha

Ó santa Mãe do Redentor, do céu ó porta, ao povo que caiu socorre e exorta, pois busca levantar-se, Virgem pura, nascendo o Criador da criatura: tem piedade de nós e ouve, suave, o anjo te saudando com seu Ave.

Partitura em notação moderna / Score in modern notation: Alma redemptoris

Outra interpretação:

Stephen George

Fontes/Sources:


Eia Carmeli - Arautos do Evangelho

 

 

 

Missas / Masses

 


EX-SEMINARISTAS

BLOG DO TACHINHA

PORTINHA DO TACHINHA