A
ENFRADES
BLOG DO TACHINHA
PORTINHA DO TACHINHA

 


O REGENTE

Até o final de 2006 o Coral Gregoriano de Belo Horizonte e o Curso de Canto Gregoriano tiveram o padre Nereu de Castro Teixeira, nascido na cidade de Oliveira, estado de Minas Gerais, como seu regente, fundador e principal responsável.

O primeiro contato do mesmo com o canto gregoriano foi no Seminário São José, no Rio de Janeiro, tendo, posteriormente, obtido os Certificados de Estudos Superiores de Canto Gregoriano e de Regências Gregoriana e Polifônica e Método Ward, concedidos pelo Instituto Superior de Canto Gregoriano, de Paris, onde estudou no período de 1959 a 1961.

Padre Nereu é formado em Jornalismo e exerceu vários cargos de direção em organismos de comunicação na Igreja no Brasil e na América Latina e acompanhou as duas viagens do papa João Paulo II pelo país como representante da Conferência dos Bispos do Brasil - CNBB.

É licenciado em Filosofia e mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. O padre Nereu é muito conhecido em Belo Horizonte e no Estado de Minas Gerais pela sua grande atuação nas atividades da arquidiocese e na área musical, além de ter sido o primeiro padre a ter um programa na televisão brasileira quando, na década de 60, por três anos, tinha um programa semanal na antiga TV Itacolomi e no qual, com muito sucesso, e vestido de batina, tocava violão e cantava músicas em português, inglês, francês e italiano. é também escritor, tendo publicado vários livros e teve, por vinte anos, programa diário na Rádio América, de Belo Horizonte, chamado "E agora, ouvinte?"


Nereu de Castro Teixeira

Em 2007, com o afastamento do padre Nereu de Castro, a regência e as principais atividades do coral foram assumidas por Paulo Eleutério Tirbúrcio, aluno do antigo regente e com quem fez o Curso de Regência Gregoriana.  Em 05 de maio de 2008, com o desligamento formal do Paulo Eleutério,  a regência do Coral Gregoriano de Belo Horizonte ficou sob a responsabilidade  do maestro Sérgio Guimarães. Atualmente o coral está sendo regido por Maria das Dores Faustina Lage, antiga coralista.

Translate into:
(Hint: Use 'j' and 'k' keys to move up and down)
 

 

 

Aí você cria em alguma pasta do seu servidor, um arquivo com extensão .ASX (e substitui no código acima onde está ENDEREÇO DO ASX), da seguinte maneira, onde os arquivos musica1.wma, musica2.wma, etc. são os arquivos que você quer que o seu player toque: //Nome das músicas que vão rodar

Curso: Veja neste arquivo em pdf a apostila usada nas semanas gregorianas que antigamente eram promovidas pelo Coral Gregoriano de Belo Horizonte:

Apostila de Canto Gregoriano

 

 

 

ENFRADES

BLOG DO TACHINHA

PORTINHA DO TACHINHA

  First link Second link Third link

 

My Favorite Tune

 

my favorite song  

 

 

  My Favorite Tune