A
ENFRADES
BLOG DO TACHINHA
PORTINHA DO TACHINHA

 

CORAL GREGORIANO DE BELO HORIZONTE

O Coral Gregoriano de Belo Horizonte foi fundado no dia 19 de março de 1990, no Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais. A primeira turma era composta de 38 pessoas (homens e mulheres), devendo-se destacar que, dos homens, a maioria era de ex-seminaristas que já haviam tido contato com a música gregoriana nos seus tempos de colégio. O coral é um dos raros grupos no Brasil que canta, exclusivamente, em gregoriano.

A criação do coral e do curso de canto gregoriano foi uma iniciativa do padre Nereu de Castro Teixeira no sentido de resgatar e manter vivo o mais antigo repertório da Igreja Católica e surgiu de um questionamento de seus familiares que não se conformavam pelo fato dele ser um dos maiores conhecedores deste gênero musical no Brasil e não ter a oportunidade de transmitir os seus conhecimentos para outras pessoas, razão pela qual o mesmo resolveu formar um coral e um curso de canto gregoriano.

O grupo conta com 16 componentes, sendo que 4 deles estão desde o início das atividades do coral. Os participantes do coral em 2017 são:

Homens: Altair de Almeida Costa, Antônio Correa Neto, Bruno Pfeilsticker, Ely de Oliveira, Felipe Kwintner, Giovanni Machado, José da Silva Araújo, José Lembi de Freitas Viana, Lucas Dueles Calonge, Olímpio Soares Aranha, Orlando Eliziário da Silva e Paulo Maurício de Aguiar Botelho.

Mulheres: Betty Ramos Pereira, Maria das Dores Faustina Lage (regente), Natelze Ribeiro de Resende e Selma Ferreira Fabrini

Pela particularidade da música gregoriana, o coral se apresenta, basicamente, em celebrações litúrgicas (missas) e, esporadicamente, em outros eventos com o objetivo de divulgar a música gregoriana; sendo suas apresentações paróquias, igrejas e outras entidades.

Além de cantar em várias missas em Belo Horizonte, o coral já participou de celebrações nas seguintes cidades do estado de Minas Gerais: Caeté, Campo Belo, Congonhas, Juiz de Fora (V Festival Internacional de Música Antiga e Música Colonial Brasileira), Lavras (1º Festival de Coros da Fundação Abraão Kasinski - FAK), Mariana, Ouro Preto, Santa Luzia, São João del Rei e em Barretos, no estado de São Paulo, na missa de Ação de Graças pelo aniversário do Dr. João Monteiro Filho, fundador da Rede Vida de Televisão, e Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro, e como parte das comemorações dos 10 anos de atividades, o coral cantou uma missa com os monges do Mosteiro de São Bento, na cidade do Rio de Janeiro.

Os ensaios do coral são realizados às terças-feiras, das 18:30 às 20 horas, na UMEI Delfim Moreira, na Rua Espírito Santo, 890. Nos ensaios e celebrações o coral utiliza o "Repertório de Canto Gregoriano", manual de circulação interna, contendo 141 músicas extraídas do Antiphonale Monasticum, Cantus Selecti, Graduale, Graduale Romanum, Liber Cantualis, Liber Hymnarius e Liber Usualis.

Se vocę mora em Belo Horizonte e gosta de canto gregoriano venha fazer parte do nosso coral e aprenda a cantar a beleza da música gregoriana.

O coral canta todo 3º domingo de cada mês, na missa das 9 horas da manhã, na Capela do Colégio Arnaldo, na Rua Ceará, esquina de Avenida Carandaí, no bairro Funcionários. e às 10:30 na Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, na Rua da Bahia, 1.189, no bairro de Lourdes. Informações: Tel.: 31-99955-4246.

   

Formação anterior

Formação: dezembro 2010

Gravação feita na Igreja de São José, em Belo Horizonte, pela Rede Minas, canal de televisão de Belo Horizonte, por ocasião do lançamento do CD Rorate, gravado pelo Coral Gregoriano de Belo Horizonte.

Attende Domine, gravado na Capela do Colégio Monte Calvário para o programa Viação Cipó, da TV Alterosa.

Ubi caritas, gravado na Capela do Colégio Monte Calvário para o programa Viação Cipó, da TV Alterosa.

Programa gravado nos estúdios da TV Horizonte.

Programa gravado nos estúdios da TV Horizonte.

Kyrie IX - Missa cum Jubilo, gravado na Igreja de Lourdes, em Belo Horizonte, dentro do projeto BDMG Cultural.

Salve regina, gravado na Igreja de Lourdes, em Belo Horizonte, dentro do projeto BDMG Cultural.

 

Omnes gentes, gravado na Igreja de Lourdes, em Belo Horizonte, dentro do projeto BDMG Cultural.

 

Adoro te, gravado na Igreja de Lourdes, em Belo Horizonte, dentro do projeto BDMG Cultural.

 

Veja abaixo fotos da viagem de parte do Coral Gregoriano à Europa em 1995. Para ver estas e centenas de outras fotos veja os meus álbuns na página do Flickr

 


ENFRADES

BLOG DO TACHINHA

PORTINHA DO TACHINHA