A

 

 

 

CANTO GREGORIANO NO BRASIL

 

No Brasil o canto gregoriano está quase que restrito aos mosteiros, especialmente os dos beneditinos. Normalmente as missas aos domingos, às 10 horas são as chamadas missas conventuais com o canto gregoriano as quais têm uma grande frequência de fiéis.

 

Ceará:

Mosteiro de São Bento, de Fortaleza (CE)

O Mosteiro de São Bento de Fortaleza foi fundado há 14 anos. O Mosteiro fica localizado no bairro de Messejana-Paupina, na Rua Coronel Luis Fidélis, 939. Telefone para contacto é 3276-2018. As missas são celebradas todos os dias às 18h e, aos domingos às 10h são realizadas as missas conventuais com o canto Gregoriano.(Tradição em todos os mosteiros da ordem beneditina do Brasil). O mosteiro está aberto para o público todos os dias nos horários das 9h até às 20h.

Paraná:

Mosteiro da Ressurreição, de Ponta Grossa (PR).

Rio de Janeiro:

Mosteiro de São Bento, do Rio de Janeiro (RJ).

São Paulo:

Mosteiro de São Bento, São Paulo (SP).

Mosteiros de Olinda (PE), Garanhuns (PE), Salvador (BA), e Brasília (DF).

Fora dos mosteiros existem poucos corais que se propõem a resgatar e divulgar a música gregoriana. Os grupos conhecidos são:

 

Ceará:

 

Schola Cantorum Cor Mariae Immaculatum, criada em 2007, pela Paróquia de São João Batista do Tauape, em Fortaleza, em consonância ao MOTO PROPRIO SUMMORUM PONTIFICUM de sua Santidade o Papa Bento XVI, para suporte do Canto Gregoriano das missas celebradas no modo extraordinário romano, em latim.

Missas todos os domingos às 10h30

Endereço: Rua Capitão Gustavo, 3.940 - Bairro São João do Tauape

Informações: (85) 3257-6797

Maranhão:

 

São Luís - Schola Cantorum Sancta Coecilia, fundado em 1991 e constituída por padres casados e suas esposas, ex-seminaristas e outras pessoas que gostam do estilo musical. O regente é o professor Gilles Lacroix. A Schola canta no primeiro domingo de cada mês a missa na histórica Igreja de Santo Antônio. Informações: Aymore Alvim - aymore@elo.com.br

 

Minas Gerais:

 

São João del Rei - Associação dos Coroinhas de Dom Bosco da Catedral do Pilar, dirigida por Paulo Márcio.

Belo Horizonte - Coral Crescere, formado por ex-seminaristas lazaristas (Caraça, Diamantina e Mariana).

Pará:

Schola Cantorum da Catedral Metropolitana de Belém - Funda há séculos fundada, conforme documentos existentes no Templo, ficou emudecida durante várias décadas. No ano de 1985 foi reorganizada, na época, pelo Cura Monsenhor Nelson Soares, precisamente no dia 23 de março daquele ano.
Sua finalidade é animar as grandes solenidades arquidiocesanas e nos pontificais.
Sua execução é sacra, destacando-se o canto gregoriano.
Recentemente gravou o CD “Cantus Angelorus” contendo as Missas de Angelis ( gregoriano intercalado com polifonia) e Santa Maria de Belém, composta para o VI Congresso Eucarístico Nacional, realizado em Belém.
Atualmente vem sendo organizado pelo Cura da Sé, Pe. José Gonçalo Vieira. É regida por Eduardo Nascimento e acompanhada pelo grande organista Paulo José Campos de Melo (Superintendente da Fundação Carlos Gomes).
Os ensaios são realizados todas as sextas e sábados das 20:00 às 22:00. .
Localização: Catedral de Belém (Igreja do Carmo)
E-mail: scholacantorum@hotmail.com
Telefone: 3241-1100

Paraná:

 

Rio de Janeiro:

 

Petrópolis - Coral dos Canarinhos de Petrópolis, formado, exclusivamente, por meninos e fundado há mais de 52 anos.

 

Rio Grande do Norte:

 

Natal - Coral Irmão Sol, criado em 1992 e dirigido por Val Dias. valdias@hotmail.com

 

São Paulo:

Amparo: Schola Cantorum Veni Creator - Referência que tenho para localização: cantou no dia 17/06/2010 no Auditório da UNIFIA- Centro Universitário Amparense Rod. João Beira –SP 95 – Km 46,5 – Bairro Modelo - Amparo/SP.

 

Campo Limpo - Schola Cantorum Cor Mariae Immaculatum, na Paróquia de Santa Ana. Schola fundada pelo Irmão Bento das Alegrias de Maria.

 

Jacareí - Schola Cantorum Bento XVI - As missas no rito gregoriano (Missal Romano de 1962) são rezadas aos domingos e dias santos de guarda, às 9 da manhã. O endereço da capela é: Rua Jaime Moraes, 110, bairro São João, Jacareí, SP. - E-mail: scbentoxvi@hotmail.com

 

Piracicaba - Schola Cantorum Sancte Michael Archangele

Santos - Coral Gregoriano de Santos - O coral é patrocinado pela Pontifícia Universidade Católica de Santos (SP). A origem foi formado em 1972 por ex-seminaristas do Seminário de Bom Jesus de Pirapora, (SP). Além da música gregoriana, o coral canta, também, música polifônica sacra.

 

São Paulo - Capela de Santa Luzia e Menino Jesus de Praga, localizada no centro da cidade de São Paulo. A missa na forma extraordinária do rito romano (conhecida como Missa Tridentina), com canto gregoriano, acontece todo domingo às 16h30.Endereço:
Capela de Santa Luzia e Menino Jesus de Praga
Endereço: Rua Tabatingüera, 104, Centro (ao lado da Catedral da Sé) - São Paulo - SP - Brasil
(próxima a uma das saídas do metrô Sé e da Praça João Mendes)
Contato: (11) 3104-8032

São Paulo: - Coral São Pio X, de São Paulo (SP), coral criado pela Mère Marie Redempteur.

São Paulo - Fraternidade Beneditina dos Oblatos -
Missa Com Canto Gregoriano na Igreja Nossa Senhora da Consolação. A Fraternidade Beneditina dos Oblatos de São José é um Instituto de Vida Apostólica, de direito diocesano, aberto a sacerdotes diocesanos, seminaristas e leigos, militares e civis que desejam viver em comunhão fraterna o Espírito da Regra de São Bento exercer um apostolado, primordialmente no meio militar, sem, contudo excluir o meio civil.
A Fraternidade nasceu no meio militar e seus estatutos têm aprovação eclesiástica concedida pelo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil e o Abade do Mosteiro de São Bento de São Paulo.
Embora seja um Instituto autônomo, conserva, contudo vínculo de fraterna união e comunhão de bens espirituais com o Mosteiro de São Bento de São Paulo. Por isso é o abade deste Mosteiro quem recebe a Oblação dos Irmãos.

A missa dominical é celebrada na Igreja Nossa Senhora da Consolação, às 10:30h. - Rua da Consolação, 585 - S. Paulo - Centro.

São Paulo - Schola Cantorum na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, hoje PUC. A Schola foi fundada pelo Irmão Bento das Alegrias de Maria.

 

São Paulo - Arautos do Evangelho – Os Arautos do Evangelho são uma Associação Internacional de Fiéis de Direito Pontifício, a primeira a ser erigida pela Santa Sé no terceiro milênio. Já gravaram vários CDs de canto gregoriano.

São Bernardo do Campo: - Schola Cantorum ABC.

 

Rio Grande do Sul:

 

- Coro dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo "Os Canarinhos" e Schola Cantorum Ceciliana Os Bem-te-vis, esse último só executa a música antiga: Gregoriana, Renascentista e Barroca. Estes corais de Novo Hamburgo (RS) são dirigidos pelo maestro Leandro Escher.

 

Pesquisa - Veja nesta página o resultado de uma pesquisa feita em 1992 pela Ir. Eleanor Florence Dewey, também conhecida como Mère Marie, grande entusiasta e divulgadora do canto gregoriano e regente do Coral São Pio X, criado em São Paulo (SP).

São poucos os CDs de canto gregoriano lançados no Brasil. Os monges dos mosteiros beneditinos de Olinda, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e de Ponta Grossa (PR), as monjas beneditinas de Salvador,o Coral Canarinhos de Petrópolis e o Coro e Os Cavaleiros do Novo Milênio/Banda Sinfônica Internacional de Nossa Senhora de Fátima já gravaram CDs. Os monges de São Paulo já gravaram um bonito CD com a cantora Fortuna com a qual têm feito algumas apresentações em São Paulo.

A gravadora Velas lançou há alguns anos um bonito CD chamado "Iluminuras" contendo canções brasileiras no espírito gregoriano (Luar do Sertão, Tristeza do Jeca, Prenda Minha, O Cio da Terra e outras).

CDs de Canto Gregoriano já gravados no Brasil:

Coral Gregoriano de Belo Horizonte - 2 CDs: Rorate e Puer.
Monjas Beneditinas do Mosteiro de Salvador - 2 CDs.
Irmãs Beneditinas do Mosteiro de São João, de Campos do Jordão - 1 CD.
Monges do Mosteiro Beneditino de Olinda - 3 CDs. Segundo informações de Dom Jerônimo, ex-mestre de coro do Mosteiro de São Bento de Olinda, os monges têm 3 Cds gravados: Puer, com músicas do Advento e Natal; um gravado ao vivo em Paris e um gravado em Brasília com a participação da Capelania Musical de Portugal.
Monges do Mosteiro de São Bento da Bahia - 1 CD.
Monges do Mosteiro de São Bento de São Paulo - 2 CDs.
Monges do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro - 1 CD.
Monges do Mosteiro da Ressurreição, de Ponta Grossa, lançaram alguns CDs, mas somente uns 2 ou 3 de canto gregoriano.
Coral dos Canarinhos de Petrópolis - 1 CD.
Arautos do Evangelho, de São Paulo, já gravaram uns 4 CDs.
A cantora Fortuna, de origem judia, gravou o belo CD Caelestia com a participação dos monges do Mosteiro de São Bento, de São Paulo.

Caso você tenha notícias de outros grupos de canto gregoriano no Brasil, por favor, envie-nos as informações que souber pelo e-mail: enfrades@yahoo.com.br ou pelo ICQ nº 23938798.

 


ENFRADES

BLOG DO TACHINHA

PORTINHA DO TACHINHA