A
ENFRADES
BLOG DO TACHINHA
PORTINHA DO TACHINHA

 

CANTO GREGORIANO EM BELO HORIZONTE



Missa em canto gregoriano: Terceiro domingo de cada mês, às 9 horas da manhã, na Capela do Colégio Arnaldo - Rua Ceará, esquina de Av. Carandaí, no bairro Funcionários e às 10:30 na Igreja de Lourdes, na Rua da Bahia, 1.596, bairro de Lourdes - Informações: 31-9955-4246.

Além do Coral Gregoriano de Belo Horizonte existem, ainda, na capital de Minas Gerais, outros dois grupos que cultivam o canto gregoriano.

Um é formado por ex-seminaristas franciscanos de Santos Dumont - dos quais participam 3 integrantes do coral - e de outros seminários (Caraça, Diamantina, Mariana) que cantava uma vez por mês na Igreja de São Francisco das Chagas, no bairro Carlos Prates. No momento a participação do grupo na missa está suspensa e o mesmo se encontra, esporadicamente, para cantar em alguma paróquia da capital de Minas Gerais.

O outro é formado pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Nossa Senhora das Graças. A missa com canto gregoriano no mosteiro é aos domingos às 8:00 horas. O endereço é Rua do Mosteiro, 138 - Vila Paris - Fone: 3344-4344

Reportagem da TV Horizonte, ligada à Arquidiocese de Belo Horizonte.
Reportagem da Canção Nova: ao contrário do que falou o jornalista as monjas são beneditinas e não carmelitas.

 

 

Igreja São Sebastião: Aos domingos, na missa das 11 horas, há músicas cantadas em gregoriano: o Glória e o Agnus Dei e Credo. A igreja tem um belo órgão e um bonito coral que, ao final da missa é aplaudido pelos fiéis presentes. Ela esta localizada na Rua Paracatu, 460, esquina de Av. Augusto de Lima, ao lado do Fórum, no Barro Preto.

Há também o mesmo grupo de ex-seminaristas franciscanos que se encontram, há mais de 34 anos, todas as quintas-feiras, à noite, na Av. Bias Fortes, 776, para tomar uma cervejinha e um bom bate-papo e aproveitam a oportunidade para cantar músicas gregorianas e esse bar, possivelmente, seja o único do mundo onde se canta o canto gregoriano.

Missa Tridentina - Todos os domingos é celebrada uma missa no Rito Tridentino. Horário: 8:30 horas - Local: Capela Nossa Senhora do Líbano, do Colégio Santa Maria, na Rua Pouso Alegre, 659, no bairro Floresta, em Belo Horizonte - Telefone: 3449-5500.

A Missa Tridentina é celebrada à moda antiga, ou seja, rezada em latim e com o padre de costa para os fiéis.

 

 

 

 

Missas / Masses

 


ENFRADES

BLOG DO TACHINHA

PORTINHA DO TACHINHA