aA

CANTO GREGORIANO

BLOG DO TACHINHA

PORTINHA DO TACHINHA

 

Enfrades Notícias do Enfrades De Jacarebis Seminário
Apelidos Outros Encontros São Francisco Contato - @

 

NOTÍCIAS DO ENFRADES

ATENÇÃO! ATENÇÃO! A data do 38º ENFRADES será nos dias 10 a 12 de julho de 2015, no Seminário Seráfico Santo Antônio / Comunidade de Jovens Franciscanos. Anote na sua agenda e compareça! - Informações: enfrades@yahoo.com.br - Telefone: (31) 9955-4246

Montagem de fotos da carta-convite do Enfrades 2010.

ENCONTRO DE 2010

 

Leia nestes dois endereços a reportagem feita pelo João Senna Reis (1961/1963), editor do jornal Diário do Aço, de Ipatinga, e publicada no caderno Cultura, na edição de 18 de julho de 2010. O João, depois de uma longa ausência, apareceu pela segunda vez no nosso encontro. Para ver melhor a reportagem clique em fullscreen, em baixo na página com uma seta para cima, logo depois do + e -, no meio da página. Você pode, também, fazer o download da reportagem para o seu computador.

Transformação pelo ensino e Udenista se renda a JK

Veja abaixo um vídeo do nosso encontro de 1989 lá no Seminário Seráfico Santo Antônio. Este filme, possivelmente, deve ter sido feito pelo Paulo Roberto (Batata).

 

ENCONTRO DE 2009: Com a alegria de sempre foi realizado o 32º ENFRADES lá no Seminário Seráfico Santo Antônio / Comunidade de Jovens Franciscanos – CJF, nos dias 10 a 12 de julho. O nosso encontro normalmente é realizado no primeiro final de semana de julho, mas este ano, a pedido dos freis e para não prejudicar os seminaristas, o encontro foi no segundo final de semana. Na sexta-feira, a chegada de cada participante era motivo de muita alegria e abraços de boas vindas.
Atendendo a pedidos feitos a São Pedro a temperatura cooperou bastante com os participantes com um frio bem “light” e só no sábado à noite é que houve uma diminuição da temperatura por causa de uma chuva passageira.
No sábado pela manhã tivemos duas palestras. A primeira foi do Carlos Gohn que viveu 4 anos na Índia e falou sobre os “Paradoxos do prazer”, fazendo uma análise baseada no Kama Sutra. Foi uma palestra bem interessante. Aliás, o Gohn é um dos exemplos que usamos para “cutucar” aqueles que nunca foram, pois ele recebia, todos os anos, a carta-convite e as datas dos encontros sempre coincidiam com as suas atividades de professor em final de semestre e quando foi pela primeira vez ele gostou muito e retornou neste ano.
Após um intervalo para o cafezinho houve a palestra do Frei Basílio que falou sobre como viver os ensinamentos e exemplos de São Francisco nos dias de hoje.
Após o almoço, como tarde livre, uns participantes foram fazer compras dos famosos queijos de Santos Dumont, alguns foram recuperar as energias numa boa soneca e os que ainda estavam em forma foram jogar uma rápida e animada pelada e, pelas fotos no Flickr pode-se ver que a idade e/ou a barriga já estão fazendo a diferença e este ano grandes craques do passado como o Nicolau (Holandês) e o José Vicente (Feijão) não foram vistos no gramado do Seráfico.
À noite, após o jantar, houve a esperada e animada sessão no salão com a realização do bingo e o sorteio dos brindes doados por alguns participantes. O bingo foi comandado pelo Adeir, Ricardo Cruz (Grilo), Valjean (Canela) e Tachinha. Os brindes oferecidos foram: DVD (doador Jaburu, ganhador: Manoel Faria); telefone sem fio (doador: Lélio Lanes (Leilão), ganhador: Kiko Lara; relógio, (doador: Jaburu, ganhador: pelo ????; 1 rádio-relógio, (doador: Leilão, ganhador pelo Fernando Macedo (Fantasminha); conjunto de som para computador (doador: Leilão, ganhador); toca-discos para carro (doador: José Derval, ganhador: Paulino), MP4 (doador: Tachinha, ganhador: Cláudio Teodoro), Pen drive (doador: Jaburu), óculos (doador: Amaury, ganhador: Adeir; ferro elétrico (doado pelo José Luiz (Zé Véia) e ganho pelo Sérgio Benedito (Bené).

Após o animado bingo e a atuação dos costumeiros “malas” que, com suas intervenções meio doidas, ajudam a dar um toque a mais na alegria, houve o sorteio dos brindes doados por alguns participantes.
Cada participante recebeu, como lembrança o CD “Salada Musical”, gravado pelo Tachinha.

Ao término do bingo e da distribuição dos brindes os participantes foram para a quadra ver o belo show Siri-totécnico com uma bela queima de fogos, comandada pelo Siri, a qual encantou a todos. Aliás o Siri, na sexta-feira, ficou um pouco enciumado pois o Lélio Lanes (Leilão) e seu filho Rafael também fizeram um show pirotécnico perto do galpão.
A fogueira do Abelardo este ano ficou sendo como fogueira do Frei Justino que caprichou na decoração do galpão com bandeirolas e enfeites de bambu nas pilastras e contou com canjica, quentão, pipoca e cachorro quente. O Abelardo já estava com a agenda programada para o primeiro final de semana para ir a Santos Dumont e para a semana seguinte a sua filha já havia marcado uma viagem ao exterior e, portanto, para tristeza dele e nossa ele não pôde comparecer.
Além da fogueira os artistas da música, como sempre davam o seu show no salão e a turma dos jogos: buraco, truco, xadrez e pingue-pongue participavam da alegria do ambiente.

No domingo, após o café da manhã, foi celebrada a missa pelo frei Basílio. O “Coral Seráfico” foi comandado pelo José Lembi e acompanhado pelo Francisco Motta no órgão.
Após a nossa sempre bela e tocante missa, os participantes se reuniram perto do campinho para a foto geral da turma.
Domingo pela manhã foi, também, a hora de fazer os acertos na secretaria e a compra de alguns artigos da Irmandade da Terra Santa (imãs, terços, crucifixos, taus – cruz de São Francisco e outros), bem como o sempre problemático acerto do consumo do bar. O bar, para você que infelizmente nunca nos deu a alegria de sua presença, funciona “aberto” durante todo o tempo do encontro e quem consome alguma bebida (cerveja e refrigerante) deve anotar o seu consumo num caderno, MAS...... há alguns “esquecidos” ou apressadinhos para continuar o bate-papo, que não anotam o consumo e na hora de fechar as contas é sempre aquele problema.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a todos que ajudaram no nosso sempre gostoso, alegre e esperado encontro anual. Ao Antônio Márcio (Bangalão), seus ajudantes, cozinheiras, Sérgio Benedito (Bené) e todos que ajudaram nos serviços da cozinha e da limpeza. Ao Celso Amaral (Madalena) que, como sempre, está disponível para ajudar em ajeitar acomodação para todos, além de estar ligado na reposição das cervejas do bar, limpeza geral do salão e de cuidar na manutenção da infraestrutura do encontro. Ao Dirceu Capanema (Piranha) pelo arroz Ciagro; ao Vicente (Pinga) pelo feijão; ao Francisco Eymard (Guerrilha) pelo sorvete; ao Geraldo Inácio (Caieira) pelas laranjas; ao Rosário Américo e à Itambé pelo Iogurte Itambé; à Dona Marta, mãe do Tachinha, pelos biscoitos; ao Tobias pelo macarrão; ao Jorge Laudelino pela carne que levou de ônibus de Águas Formosas, ao Ricardo Cruz (Grilo) pelo órgão e a aparelhagem de som; ao Kiko Lara e seu amigo Lamartine, Nicolau (Holandês), Márcio Américo (Jerwázio), Tobias e Marcelo pela alegria do show musical que sempre alegra, ainda mais, o nosso encontro; a você que levou o seu brinde; ao Carlos Gohn e Frei Basílio pelas palestras; ao Siri pelo foguetório; a você que foi esquecido de ser agradecido; ao Adeir pelos acertos dos participantes; a cada um pela alegre e participativa presença; e finalmente ao Frei Justino pela acolhida e que, apesar de estar sozinho na casa, atendeu a todos nós com boa vontade e presteza.

ÁLBUNS DO TACHINHA: Já estão na Internet nos álbuns do Flickr (www.flickr.com/photos/seminario) as fotos tiradas pelo Tachinha, pelo Maurício Damasceno e José Joventino (Jumentinho), além de pequenos vídeos feitos pelo Tachinha e Ocimar e que estão no Youtube, pesquisando sobre Enfrades.
Como sempre o Klaas Schoenmaker – Nicolau (Holandês) levou as fotos tiradas no ano anterior e as deixou na mesa para que os interessados pudessem pegar e, no próximo ano fará a mesma coisa levando as muitas fotos que ele tirou este ano.
Apareceram pela primeira vez o Maurício Damasceno, José Leôncio (Leão) e Pedro Carlos. O José Leôncio é da primeira turma lá no Seminário (1941) e após mais de 60 anos retornou ao antigo ninho.
O Maurício Damasceno, que mora nos Estados Unidos, e o José Roberto (Pileco), que mora na Guiné Equatorial, programaram as suas férias para poderem participar do encontro.

A presença marcante e carregada de emoção foi a do Francisco Eustáquio Rocha (Jiló) que, após um longo período fazendo hemodiálise e sofrer um transplante de rins e logo após ter as duas pernas amputadas compareceu com as suas duas próteses. Obrigado, Jiló, e que Deus continue dando-lhe força e alegria para tocar a vida e voltar mais vezes.

A notícia triste foi o fato de o Marcelo Brandão ter que voltar no sábado pela manhã em virtude do falecimento de seu irmão Paulo Renato Brandão (Tiago) que estudou em Santos Dumont em 1958/1959.

Veja abaixo a relação dos 92 participantes e da qual, no próximo ano, terá que constar o seu nome:
Acácio Alves de Castro, Adeir Gonçalves, Alfeu Silva Mendes, Aloísio Tirado (Jaó), Alonso Ferreira (Brigite), Aloysio Moura (Calango), Altair Costa (Tachinha), Amaury de Almeida, Antônio Melo (Bolacha), Antônio Januário (Januário) Antônio Márcio (Bangalão), Antônio Mendes (Tonho), Antônio Vale (Cogumelo), Arnoldo Cabral (Baiano), Ataíde Campos, Carlos César (Palito), Carlos Gohn, Carlos Augusto (Coelhinho), Carlos Magno, Celso Amaral (Madalena), Celso Neiva (Morcego), Cláudio Teodoro, Cosme Ferreira, Dante da Cunha (Elefante), David Venuto (Tampinha), Divino Barbosa (Capitão); Edilson Wilke (Braguinha), Elfino Menezes, Elmir Mata (Ganso), Eustáquio Tadeu (Siri), Eustáquio Vasconcelos (Perereca), Fernando Macedo (Fantasminha), Fernando Nordel (Bolacha), Flávio dos Santos (Irmão), Francisco Lara (Kiko Lara), Francisco Della Croce (Chico Dela), Francisco Rocha (Jiló), Francisco Motta (Chiquinho Motta), Frei Basílio, Frei Erotides, Frei Justino, Geraldo D'angelo (Tostão), Gilberto Zanoli (Rato), Humberto Schoenenkorb (Chene), João Lembi (Tucano), João Bosco Miranda, João Marques (Cri), Jorge Laudelino, José Nolasco (Nolasco), José Alves de Paula, José Ascenção Bandeira, José Lembi (Pelado), José Joventino (Jumentinho) José Lauro Goulart, José Leôncio de Almeida Coelho (Leão), José Luiz (Zé Véia), José Roberto Manuel (Pileco), José Soares Anunciação (Baiano), José Vicente (Feijão), José Vilaça (Rato), Juvenilson Pereira, Lélio Lanes (Leilão), Luiz Ávila (Papa), Manoel Faria, Marcelo Brandão, Márcio Américo (Jerwázio), Marino Reinaldo (João Galinho), Maurício Damasceno, Narciso Barbosa (Foguete), Natalino Carvalho (Nata), Nicolaas Schoenmaker (Holandês), Ocimar Dias, Olney Paixão (Garrolê), Orlando Álvares (Frango d`Água), Paulino van Wijk, Paulo Roberto Pereira (Batatinha), Paulo Sérgio, Pedro Carlos Santos, Pedro Mendes (Missa), Rafael Fernandes (Rato), Renê Ferraz, Ricardo Cruz (Grilo), Rômulo Vargas (Novela), Ronald Claver, Ronaldo Armond (Gordo), Rosário Resende, Sebastião Fernandes (Lourinho), Sérgio Benedito (Bené), Sérgio Renato (Judinha), Tobias Isaac Neto, Valjean Lopes da Silva (Canela), Verivaldo Lopes, Vicente Garcia (Lingüiça) e Wilson Gonçalves de Freitas (Pardal).


ENCONTRO DE 2008: O 31º ENFRADES, encontro anual dos ex-seminaristas franciscanos da Província de Santa Cruz – Minas Gerais e sul da Bahia – foi realizado nos dias 4 a 6 de julho de 2008 no Seminário Seráfico Santo Antônio, em Santos Dumont (Minas Gerais).

A maioria dos participantes chegou na sexta-feira, dia 4, à tarde, apesar de alguns já terem chegado na terça ou quarta-feira.

Após o jantar, frei Justino celebrou a missa de início do encontro. Em suas palavras ele expressou a alegria que estava sentindo com a presença dos participantes do Enfrades. Após a missa frei Basílio informou sobre o funcionamento do seminário e quantos residem na casa. A seguir a turma foi para o galpão construído na parte de trás do seminário e participou de um churrasco, inclusive saboreando o bode que o Jorge Laudelino trouxe de Águas Formosas, e que foi regado com muita cerveja, um “pouquinho” de cachaça e muita música até pelas bandas da meia-noite.

Alguns ainda ficaram no salão até pelas 3 da matina jogando sinuca, pingue-pongue, xadrez, truco ou simplesmente conversando.

No sábado, após o café da manhã, o João Marques (Cri) fez, com muito brilhantismo, como sempre, uma palestra abordando as passagens da vida de São Francisco de Assis e sua influência e ensinamentos para a vida de cada um de nós. A outra palestra programada era do Carlos Gohn, mas ele não pôde participar em virtude de ter sido designado, de última hora, para as suas atividades como professor da Universidade Federal de Minas Gerais e, portanto, ficou nos devendo para o próximo ano.

À tarde um grupo foi conhecer o Hotel Fazenda Alvorada que pode ser uma opção para aqueles que ficam hospedados em pousadas no centro da cidade. O hotel fica a três quilômetros do seminário e é de propriedade do sr. Kennedy, neto do Chico Albano em cuja fazenda, antigamente, fazíamos piqueniques. Para recepcionar a turma foi servido um delicioso café com bolos e biscoitos. O hotel é um lugar bem tranqüilo como você pode ver na página na Internet: Hotel Fazenda Alvorada.

Um grupo dos menudos foi para o que restou do antigo campinho para uma animada pelada e no meio deles estava o velhudo Olney (Garrolê) que, com os seus 71 anos, ainda bate uma bolinha. Veja algumas fotos no álbum do Flickr.

A turma da cantoria e da cerveja passou uma boa parte do dia e do encontro no galpão bebericando e comendo uns tira-gostos. Com esta bebericação o estoque de cerveja teve que ser reposto, às pressas, por duas vezes e, aproveitando que o frio diminui os efeitos do bafômetro, os beberiqueiros consumiram uns 24 engradados de cerveja.

À noite houve o esperado e animado bingo com o sorteio de brindes doados pelos participantes ou mesmo por quem não estava participando, como o Lélio Lanes (Leilão) que mandou a sua colaboração para comprarmos os brindes em seu nome. Ele ficou de dar uma passada lá no sábado pela manhã, mas deu bolo. Foram três rodadas bem concorridas, pois foram vendidas mais de 100 folhas e a “cantoria” foi comandada pelo Ricardo Cruz (Grilo).

Logo em seguida ao bingo foram distribuídos os brindes enviados e/ou mandados pelos amigos do Enfrades e este ano, com a colaboração do Luiz Antônio (Botafogo), que é diretor da Net em Belo Horizonte e doou vários brindes, cada ex-seminarista participante pôde levar alguma lembrança para casa, além do CD Salada Musical, gravado pelo Tachinha com dezenas de músicas em MP3 e que, com certeza, deve ter agradado à maioria dos participantes.

Após o bingo e o sorteio dos brindes houve o bonito “show siritotécnico” na parte do campinho - show pirotécnico comandado pelo Eustáquio Tadeu (Siri) - e que encantou a todos os que o assistiram e aos moradores do bairro que devem ter pego uma “carona” pelos céus do Seminário.

Durante a realização do encontro os participantes doaram para o seminário um forno elétrico, no valor de R$2.500,00 para substituir o anterior que não estava funcionando mais.

No domingo, após o café da manhã e a confissão comunitária, o nosso provincial, Frei Francisco de Carvalho (Frei Chiquinho) presidiu a celebração da missa do encontro, cantada em gregoriano sob a regência do José Lembi e o acompanhamento do Frei Joel Postma no órgão.

Após a missa os participantes foram para a frente do seminário para tradicional sessão de fotos e algumas delas podem ser vistas em 5 álbuns do Flickr com fotos tiradas pelo Ocimar Messias, Saint Clair (Sopa), Fernando Rosa (Periquito), José Soares Anunciação (Baiano) e José Derval, além das fotos da nossa visita ao Hotel Fazenda Alvorada, tiradas pelo Leonel, filho do José Leonel (FNM). No álbum de fotos do Periquito você pode ver neste endereço a Foto Geral 3 (foto acima), com a identificação de todos os participantes do encontro. Todas as fotos têm uma lupa logo acima e você pode vê-las em vários tamanhos.

No encontro deste ano éramos acordados por bandos de maritacas que passavam voando pelos arredores do seminário fazendo a sua costumeira algazarra no céu.

Veja a relação dos 109 participantes do Enfrades 2008 e da qual, no próximo ano, terá que constar o seu nome:

Abelardo Antônio Mendes, Abílio Abel, Adeir Gonçalves de Souza,Acácio Alves de Castro, Alberto Magno (Betinho), Aloísio Tirado (Jaó), Alonso Ferreira dos Santos, Altair Costa (Tachinha), Amaury de Almeida, Ambrósio Ferreira de Almeida (Retratista), Américo Bastos (Bodinho), Antônio das Graças Melo (Bolacha), Antônio Januário (Januário), Antônio Márcio (Bangalão), Antônio Rodrigues Vale (Cogumelo), Antônio Silva Mendes (Tonho), Antônio Vagno da Costa (Vaguinho), Aurelino Caíres Bonfim (Jucão), Carlos Antônio Ferreira (Carlinhos), Carlos César (Palito), Carlos Magno, Celso Amaral (Madalena), Celso Neiva (Morcego), Cláudio Teodoro, Cosme Ferreira, David Venuto (Tampinha), Divino Barbosa (Capitão), Edilson Wilke (Braguinha), Elfino Menezes, Elias Dionísio (Vale Ouro), Elmir de Souza (Ganso), Eustáquio Tadeu (Siri), Eustáquio Vasconcelos (Perereca), Fernando Barros Rosa (Periquito), Fernando Macedo (Fantasminha), Fernando Nordel (Bolacha), Flávio dos Santos (Irmão), Francisco Lara (Kiko Lara), Francisco Motta (Chiquinho Motta), Frei Basílio Resende, Frei Cristóvão Pereira, Frei Francisco de Carvalho (Frei Chiquinho, provincial), Frei Joel, Frei Justino,Geraldo D`Ângelo (Tostão), Geraldo Valadão (Valadão), Gilberto Garcia (Garcia), Gilberto Zanoli (Rato), Gilson de Oliveira (Pe. Gilson), Haroldo Lima, Hélcio da Silva Resende, Helton França, Helvécio Chaves (Jaburu), Humberto Schoenenkorb (Chene), João Bosco Miranda, João Cardoso Machado, João Marques (Cri), Jorge Laudelino, José Antônio Nolasco (Nolasco), José Ascenção Bandeira (Bandeira), José Correia Domingos (Juca), José Derval, José Galdino, José Jacó (Marreteiro), José Juventino Faria (Jumentinho), José Lauro Goulart, José Lembi (Pelado), José Leonel de Carvalho (FNM), José Luzia, José Marcelo Pereira (Cenoura), José Soares Anunciação (Baiano), José Vicente (Feijão), Juvenilson Pereira, Juarez Alves Muniz, Luiz Ávila (Papa), Manoel Faria, Marcelo Brandão, Márcio Américo (Jerwázio), Marcos Cruz, Marcos Lúcio (Fazendeiro), Marcus Vinicius (PQD), Marino Reinaldo de Melo (João Galinha), Maurílio Cheib, Mauro Eustáquio Ferreira, Narciso Barbosa (Foguete), Natalino Carvalho (Nata), Nicolaas Schoenmaker (Holandês), Nilmar de Vasconcelos (Bigode), Nilson Ribeiro, Ocimar Messias (Topo Gigio), Olney Paixão (Garrolê), Orlando Álvares (Frango d`Água), Osvaldo de Almeida (Cocota), Paulino van Wick, Paulo Mourão Pires (Urubu), Paulo Roberto Pereira (Batata), Paulo Sérgio Petermann, Ricardo Cruz (Grilo), Rômulo Vargas (Novela), Ronald Claver, Rosângelo, Rubens Resende Chaves, (Rubinho), Rosário Resende, Saint Clair Neto (Sopa), Sérgio Benedito (Bené), Valjean Lopes da Silva (Canela), Valter Toledo (Veizinho), Verivaldo Lopes, Vicente Alves Garcia (Lingüiça), Vicente de Paula (Galinho), Vicente Eliziário (Vicentão), Vitório Bagno Mariz e Wilson Gonçalves de Freitas (Pardal).

Apareceram pela primeira vez o Gilson de Oliveira Filho (Pe. Gilson - 1986), José Correia Domingos (Juca – 1984/90), José Soares Anunciação (Baiano – 1976/77), Marcus Vinicius (PQD – 1994), Rosângelo e Rômulo Vargas (Novela – 1967/69).


ENCONTRO DE 2007: Com a alegria de sempre foi realizado o 30º ENFRADES lá no Seminário Seráfico Santo Antônio / Comunidade de Jovens Franciscanos – CJF, nos dias 6, 7 e 8 de julho. O nosso encontro, que começa na sexta-feira, este ano teve uma turma de uns 20 “apressadinhos” que chegou na quinta-feira, dia 5.

No sábado pela manhã tivemos duas palestras. A primeira foi do Frei Fabiano que falou sobre o tema: "Franciscanismo e Discriminação: Uma Péssima Combinação" sobre o tratamento diferenciado dentro da Ordem Franciscana dado aos irmãos leigos. O texto no qual se baseou a sua palestra pode ser lido na página do seu Blog

Após um intervalo para o cafezinho houve a palestra do Otávio Soares Dulci, filho do casal Cesário Dulci e Anita, grandes colaboradores do Seminário. O Otávio fez um histórico sobre os programas sociais do Governo Federal e as transformações sócio-econômicas que os mesmos vêm promovendo para a população, principalmente a de baixa renda.

Após o almoço, com a tarde livre, uns participantes foram fazer compras dos famosos queijos de Santos Dumont, alguns foram recuperar as energias numa boa soneca e os que ainda estão em forma foram jogar uma animada pelada.

À noite, após o delicioso jantar, houve a esperada e animada sessão no salão com a realização do bingo e o sorteio dos brindes doados por alguns participantes. O bingo foi comandado pelo Adeir, Garcia, Julinho, Ricardo Cruz (Grilo) e pelo Tachinha. Os brindes oferecidos foram: DVD (Jaburu, ganho pelo Alfeu); discman, doado pelo Lélio Lanes (Leilão) e ganho pelo Antônio Vale (Cogumelo); relógio, doado pelo Alex Fantini e ganho pelo Frei Basílio; 2 rádios portáteis, doados pelo Tachinha e ganhos pelo Ricardo Cruz (Grilo) e Aloísio Tirado (Jaó); óculos, doado pelo Amaury e ganho pelo Adeir; ferro elétrico, doado pelo José Luiz (Zé Véia) e ganho pelo Sérgio Benedito (Bené). Após o animado bingo e a atuação dos costumeiros “malas” que, com suas intervenções meio doidas, ajudam a dar um toque a mais na alegria, houve o sorteio dos brindes doados por alguns participantes.

Antigamente os brindes eram distribuídos “ao ar livre”, ou seja, eram espalhados no palco e eram “escolhidos” de acordo com a cara do freguês. Para terminar com esta “corrupção” e por idéia do Tachinha a comissão compra sacos plásticos pretos onde são colocados os brindes e, neste caso, vale a sorte do premiado. Cada participante recebeu, como lembrança um CD gravado pelo Tachinha com uma salada musical com mais de 100 músicas em MP3 e que, segundo a opinião de  alguns que ouviram o disco, agradou à grande maioria.

Ao término do bingo e da distribuição dos brindes foi iniciada a fogueira do Abelardo que, este ano foi "comandada" pelo Gilberto Zanolli,  com canjica, pipoca, caldo de feijão e outras guloseimas, além do show Siri-totécnico com uma bela queima de fogos, comandada pelo Siri. O Abelardo não pôde comparecer este ano porque a sua filha estava casando em Brasília na hora da fogueira. Além da fogueira os artistas da música, como sempre davam o seu show no salão e a turma dos jogos: buraco, truco, xadrez e pingue-pongue participavam da alegria do ambiente.

No domingo, após o café da manhã, foi feita a confissão comunitária seguida da missa presidida pelo Frei Daniel Navarro e concelebrada pelo Frei Raul. O Coral Seráfico foi comandado pelo José Lembi. Após a nossa sempre bela e tocante missa, os participantes se reuniram em frente à torre para a foto geral da turma.

Domingo pela manhã foi, também, a hora de fazer os acertos na secretaria e a compra de alguns artigos da Irmandade da Terra Santa (imãs, terços, crucifixos, taus – cruz de São Francisco e outros), bem como o sempre problemático acerto do consumo do bar. O bar, para você que infelizmente nunca nos deu a alegria de sua presença, funciona “aberto” durante todo o tempo do encontro e quem consome alguma bebida (cerveja e refrigerante) deve anotar o seu consumo num caderno, MAS...... há alguns “esquecidos” ou apressadinhos para continuar o bate-papo, que não anotam o consumo e na hora de fechar as contas é sempre aquele problema e a turma “quase” não bebe.

Foto geral - Encontro 2006

Foto geral - Enfrades 2007

VÍDEOS - O Tachinha colocou na Internet 6 pequenos vídeos filmados pelo João Bosco no encontro de 2007: 2 com a turma cantando Io vivat para o Frei Daniel, dois com a instalação do estandarte para a Fogueira do Abelardo, um com a música da oração da noite: "lenta e calma"  e um com o Kiko Lara cantando. Os vídeos podem ser vistos nesta página do YouTube e, se não conseguir vá na página inicial do YouTube e pesquise sobre ENFRADES. O Tachinha tem algumas fitas de vídeo e assim que conseguir gravá-las em CD e após aprender a mexer um pouco com vídeos vai colocar alguns pedaços de filmes de nossos encontros da década de 80 e 90 (umas 6 ou 7 fitas).

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a todos que ajudaram no nosso sempre gostoso, alegre e esperado encontro anual. Ao Antônio Márcio (Bangalão), seus ajudantes, cozinheiras, Sérgio Benedito (Bené) e todos que ajudaram nos serviços da cozinha e da limpeza. Ao Celso Amaral (Madalena) que, como sempre, está disponível para ajudar em ajeitar acomodação para todos, além de estar ligado na reposição das cervejas do bar, limpeza geral do salão e de cuidar na manutenção da infra-estrutura do encontro. Ao Dirceu Capanema (Piranha) pelo arroz Ciagro; ao Alfeu pelo frango; ao Vicente (Pinga) pelo feijão; ao Francisco Eymard (Guerrilha) pelo sorvete; ao Geraldo Inácio (Caieira) pelas laranjas; ao Rosário Américo e à Itambé pelo Iogurte Itambé; à Dona Marta, mãe do Tachinha, pelos biscoitos; ao Tobias pelo macarrão; ao Jorge Laudelino pela carne de carneiro e a música; ao Ricardo Cruz (Grilo) pelo órgão e a aparelhagem de som; ao Nicolau (Holandês), Tobias e Marcelo pela alegria do show musical que sempre alegra, ainda mais, o nosso encontro; a você que levou o seu brinde; aos seminaristas que com grande boa vontade ajudaram durante todo o encontro e compartilharam da nossa alegria; ao Frei Fabiano e ao Felisberto pelas  palestras; ao Siri pelo foguetório; ao Abelardo pela fogueira; ao Julinho pelo torresmo; a você que foi esquecido de ser agradecido; aos “cobradores de impostos”: Garcia e Adeir; a cada um pela alegre e participativa presença; e finalmente aos freis pela acolhida.

ÁLBUNS DO TACHINHA: O Tachinha montou mais de 60 álbuns neste novo endereço de fotos do Flickr: Álbuns do Tachinha. Veja as fotos de vários encontros, álbuns dos Freis Daniel e Patrício, fotos de várias épocas do Seminário, dos menudos, do Postulantado, de Betim etc. Se você tiver fotos (principalmente as de máquinas digitais), por favor, mande para o Tachinha por e-mail. Se tiver um escaner basta escanear a foto e enviar pela Internet.  Se você tiver alguma informação sobre alguma foto: onde foi, quando foi e quem está nela, por favor, mande as informações para o Tachinha colocar nos álbuns.

As fotos que você quiser podem ser copiadas para o seu computador e tem um ótimo programa gratuito do Google no qual você pode fazer um monte de coisas com fotos. O programa chama-se Picasa e você pode baixá-lo no Picasa. As fotos de 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007, em sua grande maioria foram encaminhadas pelo Eustáquio Tadeu de Melo (Siri), Júlio Cézar Ferreira e Fernando Barros Rosa (Periquito), José Roberto Manuel (Pileco) e Márcio Thibau (Pileco).

O engraçado nos últimos ENFRADES é o Klaas Schoenmaker – Nicolau (Holandês) que sempre vai aos encontros com sua máquina fotográfica e sai tirando fotos a torto e a direito e no ano seguinte aparece com a sua tradicional alegria e animação e sempre leva uma cópia para alguém que esteja na fotografia. Salve Holandês! As de 2006 que já estão num álbum foram entregues por ele ao Tachinha durante a excursão que o mesmo fez por ocasião do Festival de Flores de Holambra.

Em 2006 tivemos a alegria da presença de uns 80 ex-seminaristas e a realização da Copa do Mundo pode ter afugentado alguns. Alguns aparecem lá somente de passagem para rever e dar um abraço nos velhos amigos, uns poucos moram lá em Santos Dumont mesmo e não dormem no Seminário, a não ser o Ambrósio (Retratista –da velha guarda). Dentre os que há um bom tempo não nos davam a alegria da presença e que apareceram no 29ª Enfrades estão o quarteto de irmãos: Alfredo, Alfeu, Afrânio e Antônio Mendes, de Pará de Minas.

Apareceram pela primeira vez o Carlos Alberto Gohn (Gohn - 64/66), Elias Dionísio da Costa (88/94), João Batista da Silva (Jumentinho - 83/84), José Ascenção Bandeira (Bandeira - 59/61), José Gilberto de Freitas Oliveira (Polvilho - 1958), José Juventino Faria (Jumentinho - ), Nilson Ribeiro de Almeida (88/91), Ocimar Messias Lima Dias (Topo Gigio - 84/88), Rogério Ribas da Cruz (1987). No ano passado apareceram pela primeira vez dois Pilecos (José Roberto Manuel e Márcio Vasques Thibau) e neste ano apareceram dois Jumentinhos (João Batista da Silva e José Juventino Faria.

Veja a relação dos participantes do Enfrades 2007 e da qual, no próximo ano, terá que constar o seu nome: Abílio Abel, Adeir Gonçalves, Alberto Magno (Betinho), Aloísio Tirado (Jaó), Altair Costa (Tachinha), Amaury de Almeida, Ambrósio Ferreira de Almeida (Retratista), Américo Bastos (Bodinho), Antônio das Graças Melo (Bolacha), Antônio Januário (Januário), Antônio Márcio (Bangalão), Antônio Lacerda (Gabiroba), Antônio Vale (Cogumelo), Arnoldo Cabral (Baiano), Bernardo Maurício, Carlos Gohn (Gohn), Carlos Augusto (Coelhinho), Carlos César (Palito), Carlos Magno, Celso Amaral (Madalena), Celso Neiva (Morcego), Cláudio Teodoro, Cosme Ferreira, Dante da Cunha (Elefante), David Venuto (Tampinha), Dirceu Cheib (Bicudo), Elias Dionísio (Vale Ouro), Elmir, Eustáquio Tadeu (Siri), Eustáquio Vasconcelos (Perereca), Felício Ribeiro (Rato), Fernando Macedo (Fantasminha), Fernando Nordel (Bolacha), Flávio dos Santos (Irmão), Francisco Lara (Kiko Lara), Francisco Eymard (Guerrilha), Francisco Motta (Chiquinho Motta), Frei Basílio, Frei Daniel, Frei Fabiano, Frei Márcio Cabral, Frei Patrício, Frei Raul, Frei Erotides (Tide), Geraldo Majela (Chico Tripa), Gilberto Garcia (Garcia), Gilberto Zanoli (Rato), Humberto Schoenenkorb (Chene), Jesus Lima (Trombada), João Batista da Silva (Jumentinho), João Bosco Miranda, João Campos, João Lembi (Tucano), Jorge Nacif, José Alves de Paula, José Ascenção Bandeira (Bandeira), José Derval, José Galdino, José Geraldo (Coruja), José Gilberto de Freitas Oliveira (Polvilho), José Jacó (Marreteiro), José Juventino Faria (Jumentinho), José Lembi (Pelado), José Luiz (Zé Véia), José Roberto Manuel (Pileco), José Vicente (Feijão), José Vilaça (Rato), Júlio Cézar (Julinho), Juvenilson Pereira, Luiz Ávila (Papa), Luiz Guilherme, Manoel Faria, Manuel de Castro (Português), Marcos Cruz, Marcos Lúcio (Fazendeiro), Maurílio Cheib, Narciso Barbosa (Foguete), Natalino Carvalho (Nata)Nicolaas Schoenmaker (Holandês), Nilson Ribeiro, Ocimar Messias (Topo Gigio), Olney Paixão (Garrolê), Orlando Álvares (Frango d`Água), Paulo Evangelista (Meio Quilo), Paulo Roberto Pereira (Batata), Paulo Sérgio, Renê Ferraz, Rafael Fernandes (Rato), Ricardo Cruz (Grilo), Rogério Ribas, Ronald Claver, Rosário Resende, Sérgio Benedito (Bené), Tobias Isaac Neto, Valjean Lopes da Silva (Canela), Verivaldo Lopes Vicente Eliziário e Wilson Gonçalves de Freitas (Pardal).


ENCONTRO DE 2005: Com a alegria de sempre foi realizado o 28º ENFRADES lá no Seminário Seráfico Santo Antônio / Comunidade de Jovens Franciscanos – CJF, nos dias 1, 2 e 3 de julho. O nosso encontro, que começa na sexta-feira, este ano teve uma turma de uns 20 “apressadinhos” que chegou na quinta-feira, dia 30, e à noite o João Bosco, Jorge Laudelino e o Toninho (Bangalão) fizeram um delicioso churrasco acompanhado pela música tocada pelo Fernando Barros (Periquito) e pelo Ricardo Cruz (Grilo), enquanto alguns jogavam o tradicional truco no salão.

Na sexta-feira à tarde o Bangalão começou novo churrasco lá pelas 4 horas e que teve quorum até meia-noite, enquanto no salão a turma da música dava um show comandado pelo Kiko Lara, coadjuvado pelo Ricardo Cruz (Grilo), Nicolau (Holandês), Jaburu, Fernando (Periquito) e outros artistas de renome internacional. A turma do baralho aproveitava para jogar truco ou buraco, além dos amantes do xadrez e do pingue-pongue que aproveitavam a alegria do ambiente e faziam o jogo ao som da boa música. Após o jantar-churrasco houve o momento de oração na Capela com a celebração do Lucernário (oração da noite) presidida pelo Frei Oton. A temperatura este ano ajudou bastante, pois o frio estava bem “light” e a alegria dos participantes ajudava a esquentar o ambiente.

No sábado pela manhã tivemos duas palestras. A primeira foi do Gabriel Valle, professor da PUC de Belo Horizonte, e que falou sobre a sua vida como missionário em Bali, uma das milhares de ilhas da Indonésia, nas décadas de 60/70, sendo contemporâneo de frei Inácio na sua missão naquele país. Os participantes ficaram admirados com os relatos feitos com as aventuras e desventuras vividas pelo Gabriel o qual, em alguns momentos de seu relato se emocionava e emocionava a todos os participantes com a sua bela história vivida naquelas longínquas terras. Sua palestra foi realmente muito apreciada por todos e muitos lamentaram o pequeno tempo da mesma. Uma de suas “aventuras”, pela sua condição de ser brasileiro, foi o fato de ter sido treinador da seleção de Bali que, sob seu comando, obteve expressivas vitórias em campeonatos realizados entre países daquela região. Sua emocionante vida como missionário está contada num livro escrito pelo mesmo e que se chama “O homem de Bali” e que teve alguns exemplares vendidos e autografados pelo autor. O Gabriel é também autor do Dicionário de Expressões Jurídicas: Latim-Português com mais de 4.500 verbetes. Obrigado Gabriel pela sua palestra e pela sua emocionante história de vida. Os que quiserem comprar um dos livros do Gabriel basta entrar em contato com o Tachinha.

Após um intervalo para o cafezinho houve a palestra do Frei Cristóvão que falou sobre o polêmico tema sobre a transposição do Rio São Francisco e, através de um “data-show” conseguido pelo Galdino, fez uma explanação geral sobre o assunto já que ele faz parte dos que lutam contra essa obra antiecológica e cujo objetivo é retribuir pecuniariamente as empreiteiras que ajudaram na última campanha para presidente da República. As informações prestadas pelo Frei Cristóvão foram feitas com base num arquivo de computador, em Power Point, do qual o Tachinha tem uma cópia e se encontra à disposição de todos que quiserem recebê-la pela Internet e para tanto basta enviar um e-mail para o Tachinha fazendo o pedido. Após as palestras todos foram para o “sacrifício” de, ignorando a dura verdade das balanças, comer a deliciosa feijoada preparada pelo Bangalão, seus auxiliares e as cozinheiras.

Após o almoço, como tarde livre, uns participantes foram fazer compras dos famosos queijos de Santos Dumont, alguns foram recuperar as energias numa boa soneca e os que ainda estão em forma foram jogar uma animada pelada. Às 17 horas houve ensaio das músicas da missa de domingo.

À noite, após o delicioso estrogonofe servido no jantar, houve a esperada e animada sessão no salão com a realização do bingo e o sorteio dos brindes doados por alguns participantes. O bingo foi comandado pelo Adeir, Garcia, Julinho, Ricardo Cruz (Grilo) e pelo Tachinha que, a toda hora, lhe pediam para “balançar o saco”. Os brindes oferecidos foram: DVD (Jaburu, ganho pelo Osvaldo de Almeida - Cocota), discman (Tachinha), mala (Abelardo), relógio (Ambrósio), imagem da Santa Ceia (Osvaldo – Lua), troféu (confeccionado pelo Marcelo Brandão), capa de sofá (Adeir), barraca de praia (Hélio Eustáquio – Chico sem Asas). Após o animado bingo e a atuação dos costumeiros “malas” que, com suas intervenções meio doidas, ajudam a dar um toque a mais na alegria, houve o sorteio dos brindes enviados por alguns participantes.

Antigamente os brindes eram distribuídos “ao ar livre”, ou seja, eram espalhados no palco e eram “escolhidos” de acordo com a cara do freguês. Para terminar com esta “corrupção” e por idéia do Tachinha a comissão compra sacos plásticos pretos onde são colocados os brindes e, neste caso, vale a sorte do premiado. Cada participante recebeu, como lembrança uma toalha de mão com a inscrição do Tau (Cruz de São Francisco) e ENFRADES 2005, além do imã de geladeira com a foto do Seminário. Ao término do bingo e da distribuição dos brindes foi iniciada a fogueira do Abelardo com canjica, pipoca, caldo de feijão e outras guloseimas, além do show Siri-totécnico com uma bela queima de fogos, comandada pelo Siri. Além da fogueira os artistas da música, como sempre davam o seu show no salão e a turma dos jogos: buraco, truco, xadrez e pingue-pongue participavam da alegria do ambiente.

No domingo, após o café da manhã, foi feita a confissão comunitária e, logo após, celebrada a missa presidida pelo frei Basílio, recém-chegado de uma viagem à África, e concelebrada pelo frei Cristóvão. Frei Joel, no órgão, comandou as músicas da missa que neste ano foi regida pelo José Lembi, pois o nosso maestro oficial, Pacífico Guimarães (Lua), estava fazendo o grande sacrifício de passear pela Europa. Após a nossa sempre bela e tocante missa a turma se reuniu em frente à torre para a foto geral da turma.

Domingo pela manhã é, também a hora de fazer os acertos na secretaria e a compra de alguns artigos da Irmandade da Terra Santa (imãs, terços, crucifixos, taus – cruz de São Francisco e outros), bem como o sempre problemático acerto do consumo do bar. O bar, para você que infelizmente nunca nos deu a alegria de sua presença, funciona “aberto” durante todo o tempo do encontro e quem consome alguma bebida (cerveja e refrigerante) deve anotar o seu consumo num caderno, MAS...... há alguns “esquecidos” ou apressadinhos para continuar o bate-papo, que não anotam o consumo e na hora de fechar as contas é sempre aquele problema e o fechamento das contas sempre deixam a desejar. A turma “quase” não bebe, e o consumo do “Buteco Seráfico” deste ano foi de quase 17 engradados de cerveja e uns 10 de refrigerante.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a todos que ajudaram no nosso sempre gostoso, alegre e esperado encontro anual. Ao Antônio Márcio (Bangalão), seus ajudantes, cozinheiras, Sérgio Benedito (Bené) e todos que ajudaram nos serviços da cozinha e da limpeza. Ao Celso Amaral (Madalena) que, como sempre, está disponível para ajudar em ajeitar acomodação para todos, além de estar ligado na reposição das cervejas do bar, limpeza geral do salão e de cuidar na manutenção da infra-estrutura do encontro. Ao Dirceu Capanema (Piranha) pelo arroz Ciagro; ao Alfeu pelo frango; ao Vicente (Pinga) pelo feijão; ao Francisco Eymard (Guerrilha) pelo sorvete; ao Geraldo Inácio (Caieira) pelas laranjas; ao Rosário Américo e à Itambé pelo Iogurte Itambé; à Dona Marta, mãe do Tachinha, pelos biscoitos; ao Tobias pelo macarrão; ao Jorge Laudelino pela carne de carneiro e a música; ao Ricardo Cruz (Grilo) pelo órgão e a aparelhagem de som; ao Fernandinho (Periquito) pelo órgão; ao Nicolau (Holandês), Tobias, Marcelo, Márcio Américo (Jerwázio) e ao Kiko Lara pela alegria do show musical que sempre alegram, ainda mais, o nosso encontro; a você que levou o seu brinde; aos 5 seminaristas que com grande boa vontade ajudaram durante todo o encontro e compartilharam da nossa alegria; ao Gabriel Valle pela bela palestra; ao Siri pelo foguetório; ao Abelardo pela fogueira; ao João Bosco pelo barril de pinga; ao Julinho pelo torresmo; a você que foi esquecido de ser agradecido; aos “cobradores de impostos”: Garcia e Adeir; a cada um pela alegre e participativa presença; e finalmente aos freis pela acolhida; ao José Tito (Sagu) – falecido na véspera – pela sua vontade de, pela 28ª vez, ter ido ao encontro.

ENCONTRO DE 2006 – O encontro do próximo ano, em virtude da final da Copa do Mundo será nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, pois a data normal: 7, 8 e 9 de julho coincidirá com o final da copa e certamente pode ser complicado já que o jogo final será no dia 9, às 3 horas da tarde no Brasil. Portanto você já pode anotar na sua agenda e ir se preparando para estar conosco lá em Santos Dumont.

CD DO KIKO LARA – O Kiko Lara, verdadeiro “show-man” da música, sempre que possível, tem nos dado a alegria de sua presença e nos brindado, junto com os outros expoentes da música nos encontros com verdadeiros shows. Atualmente ele está trabalhando no Hotel das Toninhas, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Através da ajuda de alguns amigos ele gravou um CD com músicas sertanejas e vários dos participantes compraram. O CD tem uma produção bem simples, mas o que interessa é a beleza de sua voz e sua interpretação. O CD tem as seguintes músicas: Tocando em frente, Cabocla Tereza, Sertão de Caicó, Canarinho Prisioneiro, Chalana, Seriema, Coração de Violeiro, Faca de Ponta, Lá Vai Minha Garça Branca, Luar do Sertão, A Vaca já foi pro Brejo; O Que Eu não Tenho em Casa, Porta do Mundo, Rancho da Serra e Vaca Estrela Boi Fubá. O custo do CD é de 10,00 e o Tachinha pegou 10 para vender para o Kiko.

ÁLBUNS DO TACHINHA: O Tachinha, depois de muito tempo, deu uma mexida nos álbuns do Yahoo e fez uma divisão das fotos em alguns assuntos ou temas. Atualmente são mais de 20 álbuns e se você tiver fotos (principalmente as de máquinas digitais), por favor, mande para o Tachinha por e-mail. Se tiver um escaner basta escanear a foto e mandar pela Internet. O endereço dos álbuns é: Álbuns do Tachinha. Se você tiver alguma informação sobre alguma foto: onde foi, quando foi e quem está nela, por favor, mande as informações para o Tachinha colocar nos álbuns.

As fotos que você quiser podem ser copiadas para o seu PC (personal computer) e tem um ótimo programa gratuito do Google no qual você pode fazer um monte de coisas com fotos. O programa chama-se Picasa e você pode baixá-lo no Picasa As fotos de 2003, 2004 e 2005, em sua grande maioria foram encaminhadas pelo Eustáquio Tadeu de Melo (Siri), Júlio Cézar Ferreira e Fernando Barros Rosa (Periquito).
Alguns outros tiraram fotos em máquinas digitais e gostaria que eles aproveitassem a Internet e mandassem as mesmas para o Tachinha.

O engraçado nos últimos ENFRADES é o Klaas Schoenmaker – Nicolau (Holandês) que sempre vai aos encontros com sua máquina fotográfica e sai tirando fotos a torto e a direito e no ano seguinte aparece com a sua tradicional alegria e animação e sempre leva uma cópia para alguém que esteja na fotografia. Salve Holandês!

Neste ano de 2005 tivemos a alegria da presença de uns 90 ex-seminaristas. Alguns aparecem lá somente de passagem para rever e dar um abraço nos velhos amigos, uns poucos moram lá em Santos Dumont mesmo e não dormem no Seminário, a não ser o Ambrósio (Retratista –da velha guarda). Dentre os que há um bom tempo não nos davam a alegria da presença e que apareceram este ano, estão o Alfredo Mendes, Vicente de Paula Costa (Galinho), Maurílio Cheib, Afrânio Cheib e José Derval da Rocha Pinto.

Tivemos a alegria de contar com as presenças do Carlos Magno (64/64) e José Orestes (Lelé – 46/49), pois recentemente eles tiveram sérios problemas de saúde e, com a graças de Deus, estavam lá firmes e fortes.

A ausência sentida, depois de 27 anos respondendo a chamada do nosso convite, foi a do José Tito de Abreu Chagas (Sagu – 58/61) e que, infelizmente, ficamos sabendo que havia falecido na véspera do encontro. A você, Sagu, a nossa homenagem pela sua constante presença entre nós.

Os "novatos" este ano foram três: Jorge Nacif Nicolau (Nacif – 62/63), residente em São João del Rei, e os "menudos" Natalino Júlio Carvalho (Nata – 85/87), de Conceição da Aparecida, e que atualmente mora em Itatiba-SP, onde é dentista; e Juvenilson Pereira de Sá (84/89) e que é professor em Teixeira de Freitas.


Veja abaixo a relação dos participantes e da qual, no próximo ano, terá que constar o seu nome: Abelardo Antônio Mendes, Acácio Alves de Castro, Adeir Gonçalves de Souza, Afonso Celso Resende (Provetinha), Afrânio Jorge Cheib (Turco), Alberto Magno da Silva (Betinho), Alfredo Silva Mendes, Alonso Ferreira dos Santos (Brigite), Altair de Almeida Costa (Tachinha), Amaury Soares de Almeida, Ambrósio Ferreira de Almeida (Retratista), Américo Joaquim Bastos (Bodinho), Antônio das Graças Melo (Bolacha), Antônio Márcio de Oliveira Peixoto (Bangalão), Antônio Rodrigues Vale (Cogumelo), Antônio Vagno Gomes da Costa (Vagno), Carlos Augusto de Almeida Dias (Coelinho), Carlos Magno Ferreira, Celso de Souza Amaral (Madalena), Cláudio Teodoro Alves, Dante da Cunha Souza (Elefante), David de Assis Venuto (Tampinha), Edilson Wilke (Braguinha), Elmir de Souza Mata (Ganso), Eustáquio José van Putten Vasconcelos (Perereca), Eustáquio Tadeu de Melo (Siri), Fernando Barros Rosa (Periquito), Fernando Nordel Lopes (Bolacha), Fernando Santos Macedo (Fantasminha), Flávio dos Santos (Irmão), Francisco Della Croce (Chico Dela), Francisco Eymard Lemos (Guerrilha), Francisco Lara (Kiko Lara), Frei Basílio, Frei Carlos, Frei Cristóvão, Frei Joel, Frei Oton, Frei Valtair, Geraldo D'angelo da Silva (Tostão), Geraldo Majela Garrocho Faria (Chico Tripa), Gilberto Garcia Leão (Garcia), Gilberto Zanoli (Rato), Haroldo José Campos Lima, Hélcio da Silva Resende, Hélio Eustáquio da Silva (Chico sem Asas), Helvécio de Jesus Resende Chaves (Jaburu), Henrique Olegário Pacheco, Humberto Julião Schoenenkorb (Chene), João Bosco de Oliveira Miranda, João Cardoso Machado (Cardoso), João de Campos Pereira, João Vitorino Sacramento (Caderneta de Poupança), Joaquim das Graças Corcini Pena, Jorge Laudelino Corrêa (Laudelino), Jorge Nacif Nicolau, José Alves de Paula , José Derval da Rocha Pinto (Derval), José Galdino Ulisses, José Lauro Goulart, José Lembi de Freitas Vianna (Pelado), José Orestes do Nascimento (Lelé), José Vicente da Silva Júnior (Feijão), José Vilaça Guimarães Filho (Rato), Juarez Alves Muniz, Júlio Cézar Ferreira (Julinho), Juvenilson Pereira de Sá, Manoel Faria da Rocha, Manoel Gomes do Nascimento (Siriema), Marcelo Afonso Brandão, Márcio Américo de Oliveira Mata (Jerwázio), Marcos Lúcio de Souza (Fazendeiro), Maurílio João Cheib, Narciso Barbosa da Silva (Foguete), Natalino Júlio Carvalho (Nata), Nicolaas Schoenmaker (Holandês), Oswaldo da Silveira (Lua), Oswaldo de Almeida (Cocota), Paulo Roberto de Oliveira Pereira (Batatinha), Paulo Sérgio Petermann, Pedro Mendes Soares (Avião/Missa), Rafael Fernandes dos Santos (Rato), Renê Ferraz, Ricardo de Almeida Cruz (Grilo) Ronald Claver, Rosário Américo de Resende, Sebastião Américo de Resende (Tatão), Sérgio Benedito Ferreira (Bené), Tadeu Sebastião Mendes, Tobias Isaac Neto, Valjean Lopes da Silva (Canela), Valter de Toledo Primeiro (Veizinho), Verivaldo Rodrigues Lopes, Vicente Alves Garcia (Lingüiça), Vicente de Paula Costa (Galinho), Wilson Gonçalves de Freitas (Pardal).

 

PRESENÇAS NOS ENCONTROS DO ENFRADES

Veja abaixo a relação dos mais de 450 amigos do ENFRADES que já compareceram aos nossos encontros, sendo que 3 já compareceram a todos os 31 encontros anteriores: Altair Costa (Tachinha), Celso Amaral (Madalena)  e Manoel Faria. Os que estão marcados com uma (+) já faleceram.

NOME APELIDO VEZES
ABELARDO ANTÔNIO MENDES   26
ABÍLIO ABEL MONTEIRO DE SOUZA (+)   10
ACÁCIO ALVES DE CASTRO   17
ADEIR GONÇALVES DE SOUZA   27
ADÍLIO COSTA VEIO 2
ADILSON  ANTÔNIO DE JESUS BRACARENSE   1
AFONSO CELSO PEIXOTO   17
AFONSO CELSO RESENDE PROVETINHA 13
AFRÂNIO JORGE CHEIB TURCO 5
AFRÂNIO SILVA MENDES   2
AIRTON FRANCISCO CAMPOS TIRADO PARALÍTICO 3
ALBERTO DE PAULA CARVALHO (+) XIRIBA 2
ALBERTO MAGNO DA SILVA BETINHO 22
ALBERTO PEREIRA PINGUIM 2
ALEX FANTINI   8
ALFEU SILVA MENDES (+)   10
ALFREDO SILVA MENDES   8
ALIVALDO DE PAIVA PINTO (+) 5
ALOÍSIO CAMPOS TIRADO JAÓ 3
ALOÍSIO DE MELO CAMPOS (+)   6
ALOÍSIO FONTES DOS REIS   2
ALONSO FERREIRA DOS SANTOS BRIGITE 18
ALOYSIO MOURA DE ALMEIDA CALANGO 6
ALTAIR DE ALMEIDA COSTA TACHINHA 31
ALVACIR DA SILVA (+) TENRINHA 2
ALVAIR DE SOUZA (+) JILÓ (2º) 1
AMAURY SOARES DE ALMEIDA   9
AMBRÓSIO FERREIRA DE ALMEIDA (+) RETRATISTA 29
AMÉRICO JOAQUIM BASTOS (+) BODINHO 21
ANASTÁCIO DE SOUZA   1
ANDERSON GERALDO PINHEIRO   2
ANDRÉ GERALDO DOS SANTOS VENTANIA 6
ANTÔNIO CARLOS GANZAROLLI (+) CARIOCA 4
ANTÔNIO DAS GRAÇAS MELO (+) BOLACHA 8
ANTÔNIO DE CAMPOS VALADARES JILÓ (1º) 7
ANTÔNIO DE VASCONCELOS BOLÃO 2
ANTÔNIO FERREIRA ÁLVARES DA SILVA (+) TONHO BOBO 1
ANTÔNIO JANUÁRIO DA SILVA JANUÁRIO 18
ANTÔNIO JOAQUIM DA SILVA QUARENTINHA 1
ANTÔNIO MÁRCIO DE OLIVEIRA PEIXOTO BANGALÃO 18
ANTÔNIO MARTINS DE MORAIS SIRIACO 1
ANTÔNIO MARTINS DE OLIVEIRA (+) GARROTE 9
ANTÔNIO MOREIRA DE OLIVEIRA ZABELÊ 2
ANTÔNIO OLÍMPIO DE ASSIS HENRIQUES BOLIVIANO 1
ANTÔNIO PEDRO LACERDA DE ALMEIDA GABIROBA 10
ANTÔNIO RODRIGUES VALE COGUMELO 12
ANTÔNIO SILVA MENDES TONHO 4
ANTÔNIO VAGNO GOMES DA COSTA VAGNO 4
ARLINDO MARQUES DE OLIVEIRA (+)   2
ARNALDO ESAÚ DOS SANTOS ESAÚ 5
ARNOLDO CABRAL DE SOUZA BAIANO 6
ARUTANA COBÉRIO TERENA CARECA 13
ARY RODRIGUES FERREIRA (+) BUTUA 18
ATAÍDE RAMIRO CAMPOS   1
ATAYDE JOSÉ DE ASSIS RESSAQUINHA 1
AURELI CAIRES BONFIM JUQUINHA 4
AURELINO CAIRES BONFIM (+) JUCÃO 9
ÁUREO GAUDÊNCIO   5
AURINO CAIRES BONFIM JUCA 2
BARTOLOMEU MENDONÇA PRAXEDES CASTOR 11
BENEDITO JOSÉ BARBOSA (+) BENÉ 4
BERNARDO MAURÍCIO DINIZ   5
BRÁS CORDEIRO DE MELO   2
BRUNO CARMINE CASSINO   3
CAMILO PRATES DOS SANTOS JUNIOR (+) CENTRAL 9
CARLOS ALBERTO GOHN GOHN 1
CARLOS ALBERTO MACIEL (+) ESCURINHO 5
CARLOS ANTÔNIO FERREIRA CARLINHOS 14
CARLOS AUGUSTO DE ALMEIDA DIAS COELINHO 16
CARLOS CÉSAR DOS REIS PALITO 10
CARLOS FERNANDES DE SOUZA (+) BIÚCA 2
CARLOS MAGNO FERREIRA (+)   20
CARLOS VICTOR BENATTI RONNIE VON 1
CÉLIO LUIZ GONZAGA DOS SANTOS (+) ELEFANTE 12
CELSO DE SOUZA AMARAL MADALENA 31
CELSO LAGE JUNIOR   1
CELSO LUIZ NEIVA MORCEGO 7
CIPRIANO CHAVES DE RESENDE   5
CLAÚDIO RIBEIRO VIEIRA   1
CLÁUDIO TEODORO ALVES   6
CLEDSON DO AMARAL VIANA (+) BODE 1
CLETO RODRIGUES SILVA   1
CLEUBER VIEIRA   1
CLIMÉRIO NAVARRO VIEIRA MATUSALÉM 3
CLÓVIS NUNES DE LIMA   1
COSME FERREIRA DE SÁ   9
DANIEL AGUIAR CAMPOS (+)   4
DANIEL AMÉRICO DE RESENDE BOLÃO 1
DANILO CARNEIRO   1
DANTE DA CUNHA SOUZA ELEFANTE 14
DAVI JOHANNES WILHELMUS RUIGT (+) FREI DAVI 5
DAVID DE ASSIS VENUTO TAMPINHA 21
DAYLTON NEI ÁVILA (+) DOCE 2
DÉCIO RIBEIRO DE CASTRO VASCONCELOS TICO-TICO 7
DIRCEU CAPANEMA PIRANHA 1
DIRCEU DEUSDEDITH GONÇALVES BRASIL 1
DIRCEU JORGE CHEIB BICUDO 3
DIVINO BARBOSA DA SILVA CAPITÃO 24
DOMINGOS COSTA DE ANDRADE DIMANCHE 6
EDILSON WILKE BRAGUINHA 3
ÉLBIO CALDAS QUIABO 1
ÉLCIO MOREIRA DE OLIVEIRA (+) TIU 1
ELFINO MENEZES DOS SANTOS   11
ELI FRANCISCO DE RESENDE   1
ELIAS DIONÍSIO DA COSTA   2
ELISIO VALTER DOS SANTOS TORA 1
ELMIR DE SOUZA MATA GANSO 14
ELY DE OLIVEIRA MICO 5
ERALDO DE OLIVEIRA PEREIRA CHUCHU 1
ERALDO MARCOS CARNEIRO LIGUE-LIGUE 7
ERCÍLIO GUIMARÃES (+) ABAETÉ 2
ERNANE DE CAMPOS PEREIRA   5
ERNANI FERNANDES (+) ADEMIR 8
EUCLIDIONOR GONÇALVES DE OLIVEIRA (+) NANUQUE 1
EUSTÁQUIO JOSÉ VAN PUTTEN VASCONCELOS PERERECA 14
EUSTÁQUIO TADEU DE MELO SIRI 10
EVANDRO LUIZ SOARES FERREIRA   1
EVERALDO LUIZ REIS GOMES   1
FELÍCIO MARTINHO RIBEIRO RATO 6
FERNANDO ALVES DE ANDRADE CEREJEIRA 1
FERNANDO BARROS ROSA PERIQUITO 10
FERNANDO CÉSAR GONÇALVES MANSO   2
FERNANDO DE OLIVEIRA RODRIGUES ABAETÉ 1
FERNANDO DE OLIVEIRA TEIXEIRA FERNANDINHO 15
FERNANDO GONÇALVES RODRIGUES MANO 6
FERNANDO GUIMARÃES AMARAL BOLÃO 1
FERNANDO MAURO MOREIRA MARINHO MACACÃO 1
FERNANDO NORDEL LOPES BOLACHA 10
FERNANDO SANTOS MACEDO FANTASMINHA 6
FLÁVIO DOS SANTOS IRMÃO 8
FLÁVIO PEREIRA ANDRADE DUTRA 1
FRANCISCO ANTÔNIO DA SILVA   1
FRANCISCO BIANCO DA SILVA MINHOCA 10
FRANCISCO DE ALMEIDA CAMPOS CHICO VAQUEIRO 3
FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO PINTO CHICO PINTO 6
FRANCISCO DELLA CROCE CHICO DELA 21
FRANCISCO EUSTÁQUIO ROCHA JILÓ (3º) 22
FRANCISCO EYMARD LEMOS GUERRILHA 14
FRANCISCO JOSÉ MOTTA MOTINHA 4
FRANCISCO JOSÉ PEREIRA  LOTA 1
FRANCISCO DE OLIVEIRA LARA KIKO LARA 7
FRANCISCO LIMA NEVES CHICO LIMA 6
FREI ADELMO   1
FREI AMARÍLIO   2
FREI BASÍLIO   7
FREI BENTO (+)   3
FREI CARLOS   1
FREI CÉLIO   3
FREI CRISTÓVÃO (+)   6
FREI DANIEL NAVARRO (+)   1
FREI EDMAR (+)   3
FREI EROTIDES TIDE 1
FREI FABIANO SLATER   2
FREI FELICIANO   2
FREI FRANCISCO CHIQUINHO 2
FREI FREDERICO   1
FREI GERALDO DE REUVER (+)   5
FREI GERALDO VAN BULL   4
FREI GILBERTO TEIXEIRA   1
FREI HILTON   2
FREI HUGO   1
FREI HUGOLINO BROD   1
FREI INÁCIO DRESCH (+)   1
FREI JOEL POSTMA   11
FREI JOSÉ BELISÁRIO   9
FREI JOSÉ MARIA (+)   3
FREI JOSÉ SILVA   2
FREI JUSTINO   3
FREI LETO   4
FREI LUCIANO BROD   3
FREI LUIS FERNANDO (+)) GOLEIRO 2
FREI MÁRCIO CABRAL   5
FREI MARCOS   1
FREI MOISÉS   2
FREI OTON   5
FREI PATRÍCIO   6
FREI PEDRO BESSA   2
FREI RAUL   3
FREI RENATO   1
FREI ROGÉRIO (+)   3
FREI TÚLIO   1
FREI URBANO (+)   1
FREI VALTAIR DA SILVA   3
FREI VICENTE RONALDO   3
GERALDO CLÁUDIO DE SOUZA VIOLA 7
GERALDO D'ANGELO DA SILVA TOSTÃO 24
GERALDO DAS DORES RESENDE ESPANTA 1
GERALDO DE SOUZA AMADO LERDÃO 7
GERALDO DIAS (+) ESPINAFRE 1
GERALDO FARIA DA SILVA FARIA 1
GERALDO INÁCIO DA ALMEIDA CAIEIRA 1
GERALDO MAGELA CORCINI PENA CORCINI 3
GERALDO MAGELA DE OLIVEIRA SERROTE 1
GERALDO MAGELA DUARTE PACHECO CAREQUINHA 1
GERALDO MAGELA LARA (+) LARA 1
GERALDO MAGELA PEREIRA DA COSTA JACARÉ 1
GERALDO MAJELA GARROCHO FARIA CHICO TRIPA 21
GERALDO MIRANDA DA SILVA GERALDINHO 1
GERALDO NERY (+) POLÍCIA 1
GERALDO ROBERTO DE OLIVEIRA PENA (+) JACARÉ 5
GERALDO THADEU PIRES DE MORAIS TADEU 8
GERALDO VALADÃO DUARTE VALADÃO 10
GERSSON JOSÉ ALVES  ZOIUDO 8
GILBERTO CARREIRO   3
GILBERTO CÉSAR LEONI PENNA PARROLÔ 5
GILBERTO GARCIA LEÃO GARCIA 19
GILBERTO ZANOLI RATO 14
GILSON DE OLIVEIRA FILHO   1
HARÍOLO DOS SANTOS ARAÚJO   1
HAROLDO JOSÉ CAMPOS LIMA   13
HÉLCIO DA SILVA RESENDE (+)   3
HELENO RAMOS DE FREITAS (+) BOQUINHA 7
HÉLIO EUSTÁQUIO DA SILVA (+) CHICO SEM ASAS 11
HÉLIO KROLLMANN BIRIBA 3
HELTON TAVARES FRANÇA   5
HELVÉCIO DE JESUS RESENDE CHAVES (+) JABURU 29
HENRIQUE OLEGÁRIO PACHÊCO   15
HILNAR HERIBERTO KROLLMANN ESPINHO 2
HUMBERTO JULIÃO SCHOENENKORB CHENE 10
ILDEU JOSÉ DE ALMEIDA DIAS COELHO 12
IRINÉE PIERRE GONÇALVES BONNEREAUX ZÉ LEITÃO 1
IVO JOSÉ DA SILVA   2
JAIR FERREIRA DE TOLEDO   1
JAIR GOMES DA SILVA FILHO (+) BOSQUE 9
JAIR PAULINO   1
JAIRO COELHO DE MORAIS   5
JAIRO DAMASCENO DUARTE   1
JALVO EUSTÁQUIO DA SILVA PARDAL 6
JAMIL JOSÉ SALIBA   1
JAQUES PINHEIRO COLARES (+) TORRESMO 8
JESUS DO NASCIMENTO (+)   1
JESUS MÁRIO DE ALMEIDA LIMA TROMBADA 11
JOÃO ALBERTO MORAIS FONSECA FRANGUEIRO 1
JOÃO ALVES DA SILVA RATO 4
JOÃO BATISTA DA CIRCUNCISÃO SATANÁS 1
JOÃO BATISTA DA SILVA JUMENTINHO 1
JOÃO BATISTA DE RESENDE PIPOCA 1
JOÃO BATISTA DE SOUZA BATISTA 1
JOÃO BATISTA LEMBI VIANNA TUCANO 15
JOÃO BATISTA VIEIRA (+) CEDRO 10
JOÃO BOSCO DE OLIVEIRA MIRANDA   9
JOÃO CARDOSO MACHADO CARDOSO 10
JOÃO DE CAMPOS PEREIRA   9
JOÃO DIAS DE OLIVEIRA BEZERRO 1
JOÃO EVANGELISTA GUIMARÃES DE SOUZA   1
JOÃO JACÓ NETO JACÓ 2
JOÃO LELLIS PELLEGRINELLI (+)   3
JOÃO MARQUES DE VASCONCELOS CRI 12
JOÃO SENA DOS REIS   1
JOÃO VITORINO SACRAMENTO CADERNETA.POUPANÇA 1
JOAQUIM ALVES DE ANDRADE ZÉ DO MONTE 3
JOAQUIM ANTÔNIO FILHO   3
JOAQUIM DAS GRAÇAS CORCINI PENA   7
JOAQUIM EUSTÁQUIO ROSA CHUMBINHO  
JOAQUIM FRANÇA DINIZ QUINCAS 7
JOAQUIM HENRIQUES DE ALMEIDA ALVES QUINCAS 1
JOEL FERREIRA GUIMARÃES   1
JORGE DE OLIVEIRA (+) PERÁCIO 4
JORGE LAUDELINO CORRÊA LAUDELINO 12
JORGE NACIF NICOLAU NACIF 2
JOS SCHOENMAKER HOLANDESINHO 1
JOSÉ ALBERTO NOLASCO ALASCA 15
JOSÉ ALBERTO PEREIRA AFONSO CARIOCA 17
JOSÉ ALENCAR DA CUNHA NETO ALENCAR 9
JOSÉ ALVES DE PAULA   15
JOSÉ ALVES RODRIGUES MOTA (+) DOM JUSTINO 4
JOSÉ AMÉRICO DE LACERDA JÚNIOR JUNINHO 1
JOSÉ ANTÔNIO BERNARDES FARINHA 3
JOSÉ ASCENÇÃO BANDEIRA   3
JOSÉ AUGUSTO DA SILVA FILHO ZECA 4
JOSÉ BRAZ DE REZENDE BRANDO ZEBRINHA 1
JOSÉ CORREIA DOMINGOS JUCA 1
JOSÉ DAMÁSIO DE MELO CARRAPICHO 1
JOSÉ DERVAL DA ROCHA PINTO DERVAL 4
JOSÉ FERREIRA PIMENTA (+) PIMENTA 1
JOSÉ FONTES DOS REIS   1
JOSÉ GALDINO ULISSES   24
JOSÉ GARSON GUIMARÃES   1
JOSÉ GERALDO MIRANDA DE ANDRADE CORUJA 16
JOSÉ GILBERTO DE FREITAS OLIVEIRA POLVILHO 1
JOSÉ GONÇALO ASSENÇÃO BIQUINHO 1
JOSÉ HENRIQUE CABRAL GAMARANO (+)   1
JOSÉ HERMINIO RABELO DE ASSIS   3
JOSÉ JACÓ ESPERANÇA MAGALHÃES MARRETEIRO 6
JOSÉ JUVENTINO FARIA JUMENTINHO 2
JOSÉ LAURO GOULART   6
JOSÉ LEMBI DE FREITAS VIANNA PELADO 12
JOSÉ LEONEL CARVALHO PEREIRA  FNM 14
JOSÉ LUIZ DA SILVA ZÉ VÉIA 18
JOSÉ LUZIA DE OLIVEIRA   2
JOSÉ MARCELO DE OLIVEIRA PEREIRA CEBOLINHA 7
JOSÉ MARIA BENTO TOMATE 1
JOSÉ MARIA DA SILVA (+)   3
JOSÉ MARIA TARDELI TOTILA 9
JOSÉ MATOS DOS SANTOS   1
JOSÉ MENEZES DA SILVA   4
JOSÉ MILTON DE ALMEIDA CATIRINA 1
JOSÉ MURILO DE CARVALHO   2
JOSÉ NAZARENO DOS SANTOS MACACO 2
JOSÉ NEY EVANGELISTA DE SOUZA ZÉ NEY 4
JOSÉ ORESTES DO NASCIMENTO LELÉ 4
JOSÉ ORLANDO CAETANO GOMES   1
JOSÉ PEDRO DE FARIA CADEAUX 9
JOSÉ PINHEIRO DO NASCIMENTO ZÉ PADRE 1
JOSÉ RAIMUNDO GUIMARÃES MUNDINHO 2
JOSÉ ROBERTO MANUEL PILECO 1
JOSÉ SOARES ANUNCIAÇÃO BAIANO 1
JOSÉ TARCÍSIO CAMPOS (+) SALGADO 10
JOSÉ TITO DE ABREU CHAGAS (+) SAGU 27
JOSÉ VICENTE DA SILVA JÚNIOR FEIJÃO 24
JOSÉ VIEIRA GARCIA (+) GANSO 7
JOSÉ VILAÇA GUIMARÃES FILHO RATO 12
JOVITO MACHADO ZÉ CAIXINHA 5
JUAREZ ALVES MUNIZ   8
JÚLIO CÉZAR FERREIRA JULINHO 20
JÚLIO DRUMOND LAGE   4
JURANDIR MACEDO MAIA   1
JUVENAL MACEDO MAIA (+)   1
JUVENILSON PEREIRA DE SÁ   4
LAURO LUCAS PEREIRA   2
LÉLIO LOURENÇO LANES LEILÃO 14
LÍDIO LUCAS PEREIRA (+) PIAU 5
LINCOLN ANTÔNIO DE CASTRO   2
LUCAS DE OLIVEIRA LUQUINHAS 1
LUCIANO RODRIGUES   1
LÚCIO LUCAS PEREIRA (+)   1
LUIZ ALBERTO PESSOA PESSOA 2
LUIZ ANTÔNIO ALVES BOTAFOGO 9
LUIZ ANTÔNIO DE SOUZA LUIZ DO BAIRRO 2
LUIZ CAMPOS MENEZES MENEZES 2
LUIZ D'ÂNGELO DELECOLE 9
LUIZ EDUARDO DE ÁVILA PAPA 17
LUIZ GUILHERME ALVES DA SILVA   14
LUIZ HENRIQUE DA SILVA   2
MAGNO ALEXANDRE COSTA BENGA 4
MANOEL FARIA DA ROCHA   31
MANOEL GOMES DO NASCIMENTO SIRIEMA 9
MANUEL ANTÔNIO DE CASTRO PORTUGUÊS 7
MARCELO AFONSO BRANDÃO   17
MÁRCIO AMÉRICO DE OLIVEIRA MATA JERWÁZIO 12
MÁRCIO EDUARDO MARZANO   1
MÁRCIO VASQUES THIBAU DE ALMEIDA PILECO 1
MARCO ANTÔNIO ARAÚJO FEIJÃO 1
MARCOS ANTÕNIO DA CRUZ CRUZ 4
MARCOS FRANCISCO DOS SANTOS PEIXOTO   1
MARCOS LÚCIO DE SOUZA FAZENDEIRO 9
MARCOS SOARES DE SOUZA BOLACHA 13
MARCUS HENRIQUES CONEGUNDES   1
MARCUS VINICIUS SILVA MOREIRA PQD 1
MARINO REINALDO DE MELO JOÃO GALINHA 19
MÁRIO BARROCO PRADO CALHAU 10
MÁRIO BIANCHINI   2
MÁRIO OSCAR DA FONSECA MOURÃO (+)  MARRECO 3
MÁRIO REIS FONSECA JÚNIOR RISADINHA 3
MATEUS NUNES COELHO BICUDO 11
MAURÍCIO ANTÔNIO SANTA ROSA FON-FON 3
MAURÍCIO GUIMARÃES (+) BURRICO 9
MAURÍLIO JOÃO CHEIB   8
MAURO EUSTÁQUIO FERREIRA   6
MAURO FRANCISCO DOS SANTOS PEIXOTO   4
MAURO NUNES DOS REIS BURUNGA 3
MESSIAS XAVIER (+)   1
MICAEL RAMOS FERREIRA   1
MIGUEL SEBASTIÃO RODRIGUES (+)   1
MOACIR AMÂNCIO DE SOUZA TARTARUGA 1
MOACIR DE FREITAS   2
MURILO ANTÕNIO DE OLIVEIRA GORILA 3
NARCISO BARBOSA DA SILVA FOGUETE 26
NATALINO JÚLIO CARVALHO NATA 4
NICOLAAS SCHOENMAKER HOLANDÊS 15
NILMAR DE VASCONCELOS PEREIRA (+) BIGODE 3
NILSON ARAÚJO   1
NILSON DE ASSIS   1
NILSON RIBEIRO DE ALMEIDA   1
NILSON BARBOSA VIANA (+) QUIETA 1
NILTON SOARES PINTO (+) BIGUÁ 2
NORALDINO LOPES BARRETO CHIBETA 2
OCIMAR MESSIAS LIMA DIAS TOPO GIGIO 2
OLNEY FERREIRA DA PAIXÃO GARROLÊ 10
ORLANDO ÁLVARES PINHEIRO (+) FRANGO D'ÁGUA 11
ORLANDO BIANCHINI (+) POZINHO 6
ORLANDO DE MEDEIROS   3
ORLANDO ELIZIÁRIO DA SILVA BINO/BAIANO 6
OSMAR TOGNOLO CARRAPATO 5
OSWALDO DA SILVEIRA LUA  28
OSWALDO DE ALMEIDA COCOTA 14
PACÍFICO GUIMARÃES FILHO LUA 22
PAULINO JOSÉ VAN WICK   6
PAULO CESAR BIANCAVELLI DEL DUCA TOMATE 1
PAULO CÉSAR CAMPOS MOURÃO COQUINHO 1
PAULO EVANGELISTA DOS REIS (+) MEIO QUILO 15
PAULO JOSÉ MAIA   1
PAULO MOURÃO PIRES URUBU 3
PAULO ROBERTO AGOSTINHO MORAIS BEBETO 1
PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA PEREIRA BATATINHA 18
PAULO SÉRGIO PETERMANN   16
PEDRO BRAGA GOMES BEZERRÃO 1
PEDRO HAMILTON DE FARIA CUBU 2
PEDRO MENDES SOARES AVIÃO/MISSA 15
PEDRO ROCHA VIEIRA   1
RAFAEL FERNANDES DOS SANTOS RATO 11
RAIMUNDO AMARAL TINTI RAPADO 3
RAIMUNDO CLÓVIS FERREIRA (+) MACARRÃO 3
RAIMUNDO PARREIRA GOULART VOVÔ 2
RANULFO EUSTÁQUIO DE SOUZA (+)   1
RENÊ FERRAZ   23
RICARDO DE ALMEIDA CRUZ GRILO 26
RICARDO WAGNER DE ANDRADE TULU 1
ROBERTO PASCHOAL CALDEIRA BRANT PÃO 1
ROGÉRIO RIBAS DA CRUZ   1
ROLANDO GERALDO DE MELO   1
ROLDÃO DA CRUZ MENDONÇA (+)   2
ROMERO ASSIS DE ANDRADE   1
ROMEU CAMPOS (+)   1
ROMEU FERREIRA PIMENTA PINDUCA 5
RÔMULO GERALDO VARGAS NOVELA 1
RONALD ABRAHÃO RIBEIRO FRUTA DO CONDE 2
RONALD CLAVER   10
RONALDO ARMOND GORDO 4
RONALDO RAMOS DOS SANTOS TORRÃO 2
ROSALVO MORENO BASILÉIA 9
ROSÂNGELO LOPES   1
ROSÁRIO AMÉRICO DE RESENDE   17
ROSEMIRO PEREIRA LEAL TURCO 11
RUBENS RESENDE CHAVES   16
RUIMAR DE CARVALHO TOLEDO   1
SAINT CLAIR NETO SOPA 3
SALVADOR BAMBINO FILHO   1
SEBASTIÃO AMÉRICO DE RESENDE (+) TATÃO 5
SEBASTIÃO EXPEDITO MEIRELES (+) ESTOPIM 4
SEBASTIÃO FERNANDES LOURINHO 12
SEBASTIÃO MARINO SCALDAFERRI AMBROSINHO 7
SEBASTIÃO PEREIRA   1
SEBASTIÃO RAMOS DOS SANTOS   1
SÉRGIO BENEDITO FERREIRA BENÉ 15
SÉRGIO DE FREITAS OLIVEIRA KL  
SÉRGIO RENATO MARTINS SILVA JUDINHA 7
SÉRGIO ROBERTO PEREIRA AFONSO   14
SINVAL RODRIGUES COELHO JÚNIOR (+) BALICO 1
SIZÍNIO ARAÚJO DOS SANTOS   2
TADEU SEBASTIÃO MENDES   16
THÚLIO LORENTZ TRIVELLI   4
TITO GUILHERME VAZ DE MELO CORUJA 1
TOBIAS ISAAC NETO (+)   25
TRISTÃO JOSÉ MACEDO   1
VALJEAN LOPES DA SILVA CANELA 26
VALTER DE TOLEDO PRIMEIRO VEIZINHO 11
VANDERLEI JOSÉ DE OLIVEIRA   1
VANDERLEI LUIS DE ALMEIDA   2
VERIVALDO RODRIGUES LOPES   8
VICENTE ALVES GARCIA LINGUIÇA 10
VICENTE DE PAULA COSTA (+) GALINHO 3
VICENTE DE PAULA DE MORAIS PINGA 14
VICENTE DE PAULA ELIZIÁRIO VICENTÃO 2
VICENTE DE PAULA FERREIRA XARÁ 7
VICENTE ESTEVES DE FARIA (+) PERU 4
VITÓRIO BAGNO MARIZ   3
WALKER DOS SANTOS FARIA PARÁ 1
WALMIR PEREIRA TAVARES   1
WANDER VELOSO VARGAS CEROULÃO 1
WANIR VASCONCELOS DE MENEZES BAIANO 5
WILSON FERREIRA DE ARAÚJO   1
WILSON GONÇALVES DE FREITAS PARDAL 17

 

Participação nos encontros por ano:

ANO

PARTICIPANTES

1978

85

1979

84

1980

 

1981

83

1982

 

1983

76

1984

67

1985

90

1986

102

1987

87

1988

126

1989

120

1990

79

1991

119

1992

66

1993

97

1994

75

1995

108

1996

89

1997

105

1998

95

1999

103

2000

93

2001

100

2002

126

2003

90

2004

94

2005

96

2006

86

2007

99

2008

112

Obs.: Os controles de presenças de 1980 e 1982 foram perdidos.

Enfrades Notícias do Enfrades De Jacarebis Seminário
Apelidos Outros Encontros São Francisco Contato - @

CANTO GREGORIANO

BLOG DO TACHINHA

PORTINHA DO TACHINHA